18 de abr de 2011

 As três principais missões da igreja:

Textos Básicos para o estudo: (Mt 28.18-20; Mc 16.15-20; Rm 10. 13-16; I Co 9.22-23):
O que é missão? De um modo geral o dicionário, tem várias definições; sobre o significado da palavra missão.

Dentre as várias definições escolhemos três significados mais completos:
1º- Missão é uma comissão diplomática no exterior, com fins de enviar missionários para divulgação da pregação do evangelho do Senhor Jesus.
2º- Missão é uma organização que visa á propagação da fé e da vocação religiosa.
3º- Missão é uma incumbência determinada á um missionário, para cumprir uma missão em um determinado lugar.

A igreja tem várias missões á ser realizada neste mundo.
As três principais missões da igreja são:
1º- missão da igreja é a de adoração.
2º- missão da igreja é para cuidar de si mesma.
3º- missão da igreja é a evangelização.

A primeira missão da igreja é a de adorador: a igreja foi chamada para adorar; a missão de adoração é uma função de grande importância e significado na vida dos cristãos.
A Bíblia esta cheia de adoração desde o Gn 24. 26; Êx. 4.31; Mt 4. 10; João 4. 23-24.
A Segunda missão da igreja é para cuidar de si mesma: a igreja foi chamada para SERVIR e MINISTRAR. Essa função é dividida em duas partes e é direcionado aos Lideres de um modo geral.
A primeira parte deste SERVIÇO: envolve cuidado do Líder, com administração, construção mais principalmente com os novos, congregados e membros em geral.

A segunda parte é a MINISTRAÇÃO:
1º- Ministrar a palavra de Deus com sabedoria e unção.
2º- Ministrar com os dons Ministeriais.
3º- Ministrar com os dons espirituais os dons do Espírito Santo.
4º- Ministrar as ordenanças bíblicas (Rm 15.16; I Co 4.1, Mt. 25.14 -26)
A terceira missão da igreja é a evangelização: pois a igreja foi chamada para fazer a evangelização. E a evangelização é de responsabilidade de todo os cristãos; Mais principalmente dos Lideres, (Mc. 16.15; Mt. 28.18 - 20).
 A evangelização é a obra de maior urgência de Deus para este Mundo. Apesar de ser obra mais difícil de ser realizada, parece até ser impossível a sua realização.
Quando uma pessoa bem disposta e responsável recebe uma função, antes de exercer aquela função, deve fazer uma análise na situação da função recebida, e em seguida executar função que recebeu.

Vamos fazer um analise da situação demográfica do número de pessoas que existem no Mundo.
Os três países de maior população no mundo são:
Em primeiro lugar a China com mais ou menos 1,5 bilhões de pessoas.
Em segundo lugar a Índia com mais ou menos 1.200 milhões de pessoas.
Em terceiro lugar a Indonésia: 243.342.500 milhões de pessoas.

Vejamos um gráfico das religiões não cristãs que precisam ser evangelizada:
01. O islamismo............................................................ 2.400 bilhões de adeptos.
02. Católicos..................................................................1.75bilhões de adeptos.
03.Hinduístas..................................................................... 900 Milhões
04. Budistas....................................................................... 600 Milhões
05. Confusionistas.............................................................. 500 Milhões
06. Cristãos......................................................................... 500 Milhões
07. Marxistas...................................................................... 400 Milhões
08. Animistas...................................................................... 300 Milhões
09. Xintoístas...................................................................... 200 Milhões
10. Outras religiões............................................................. 150 Milhões
11. Todos os judeus............................................................ 35 Milhões.

7. Bilhões de pessoas -- Menos os cristãos em passo de tartaruga na evangelização. Em um total de 500 milhões, ao, todo, sobrariam uns 6.500.000 milhões de povos para ser evangelizados no mundo é equivalente a um total de 13.000 mil pessoas para cada um crente evangelizar.
A evangelização é a obra de maior urgência de Deus para este Mundo; também é a de maior dificuldade de ser realizada; parece ser quase impossível sua realizada.
Existem varias razões para essa grande dificuldade e uma delas, é porque os grandes liderem não estão preocupados em ajudar cooperando com este projeto de Deus.
A situação missionária na evangelização Mundial é muito triste, vejamos a situação.
Existem cerca de 300, Missionários Brasileiros na Janela 10/40.
Um missionário brasileiro para cada 12, milhões de pessoas na janela 10/40. Um missionário transcultural para cada 120.000 milhões de pessoas no mundo.
Enquanto a Coréia do sul envia mil missionários p/ à janela 10/40, o Brasil envia um.

MISSÕES TRANSCULTURAL
As missões transculturais é a missão de levar o evangelho aos povos em diferentes países, no mundo, cada povo com a sua própria língua e cultura.
Hoje na maioria do uso da palavra missionários é aplicado àqueles que estão empenhados em missões transculturais, fora de seus países.
Mas algumas vezes usamos essa expressão em missões, de subdivisões culturais; isto é em missões nacionais, para referirmos, a evangelização dos índios e de imigrantes de diversos países, de cegos, surdos e também em aberturas de igrejas em outros Estados de nosso país. Um exemplo da subdivisão cultural no Brasil está na cultura da vida urbana da cidade de São Paulo, com a diferente vida rural da Selva da Amazônia, embora esteja em um mesmo país mais é bem diferente.
Quando falamos em missão transculturais; falamos em missões estrangeiras, isto se refere o modo de vida de outros povos como; língua, costumes, hábitos, religiões e tradições;
Existe uma grande dificuldade na evangelização e nas missões transculturais pelo o fato de existir o chamado, de choque cultural.
O choque cultural traz uma grande dificuldade nas missões transculturais e algumas vezes até frustração no ministério de muito missionário durante os seus primeiros meses em missão; às vezes é tão difícil para eles enfrentar as fases e os estágios na adaptação do choque cultural.

São quatros os estágios na adaptação em outros países:
O primeiro Estágio é como turismo: tudo é maravilhoso para o missionário recém-chegado, e tudo é importante naquela nova nação, mas logo passa essa boa fase.
Segundo estágio é um sentimento de rejeição: depois de alguns meses o missionário começa a sentir o choque cultural com a rejeição e dificuldade com a linguagem, costumes, hábitos, religiões, tradições e até nos hábitos alimentares, agora tudo é difícil.
Terceiro estágio é a saudade do passado: dos amigos, parentes e da vida familiar que levava em sua terra natal; o missionário é acometido por um forte sentimento de saudade, aponto de sonhar com os bons momentos que viveram com as pessoas mais intimas em seu lar em seus País de origem. Muitos não suportam e abandonam o campo missionário e volta a sua pátria.
Quarto estágio é chamado de estágio depressivo: quando o missionário não suporta a saudade dos amigos e familiares que deixou para traz; às vezes alguns missionários entram em um estágio de depressão que precisam ser ajudados, esta é uma das muitas necessidades que temos de orar pelos missionários que estão trabalhando na obra de Deus.
Segundo essa estatística mundial, calculava-se que de 1996, a 2.010. Isto 14 anos depois teria mais ou menos 7 Bilhões de povos vivendo sobre aterra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário