25 de abr. de 2011

O DIA DA BÍBLIA

O Dia da Bíblia 2º- Domingo de Dezembro: surgiu em 1549, quando um Bispo chamado Cranmer, que vivia na Grã-Bretanha, incluiu no livro de orações do rei Eduardo VI um dia especial para que a população intercedesse em favor da leitura do Livro Sagrado. A data escolhida foi o Segundo Domingo do Advento (o Advento é celebrado nos quatro domingos que antecedem o Natal). Foi assim que o segundo domingo de dezembro se tornou o Dia da Bíblia.

Hoje, um dia dedicado às Escrituras Sagradas é comemorado em cerca de 60 países.
Em alguns desses países, a data é celebrada no segundo domingo de setembro, numa referência ao trabalho do tradutor Jerônimo, na Vulgata, conhecida tradução da Bíblia para o latim. No Brasil, o Dia da Bíblia começou a ser celebrado pelos primeiros missionários evangélicos que, oriundos da Europa e Estados Unidos, a partir de 1850, aqui vieram semear a Palavra de Deus. Durante o período do Império, a liberdade religiosa aos cultos protestantes era muito restrita, o que impedia manifestações públicas dos evangélicos. Por volta de 1880, esta liberdade foi crescendo e o movimento evangélico, juntamente com o Dia da Bíblia, se popularizando. Pouco a pouco, as diversas denominações evangélicas institucionalizaram a tradição do Dia da Bíblia, que ganhou ainda mais força com a fundação da Sociedade Bíblica do Brasil, em junho de 1948. Em dezembro deste mesmo ano, houve um das primeiras manifestações públicas do Dia da Bíblia, em São Paulo, no Monumento do Ipiranga. Hoje, as comemorações do segundo domingo de dezembro mobilizam, todos os anos, milhares de cristãos em todo Brasil. Em alguns estados e em vários municípios, o Dia da Bíblia é data oficial

Quer você aceite e acredite ou não nos seus ensinamentos, não poderá ser negado que a Bíblia é o livro mais notável, espantoso e absolutamente único que já foi escrito! É claro que muitas pessoas hoje em dia zombam dela e a põem de lado porque não podem deixar de associar a Bíblia com o Cristianismo que têm visto, que a na sua maioria não-faz-nada e pensam: "Se esse é o tipo de religião que a Bíblia ensina, não obrigado! Para mim não serve! Mas se você perceber que a religião de amor que Jesus ensinou tem pouco ou nada a ver com as tradições religiosas que muitos cristãos praticam hoje em dia, então você pode abordar a Bíblia sem preconceitos.

Se você tiver uma mentalidade aberta e estiver buscando a verdade sinceramente, então poderá varrer todas as falsas interpretações preconcebidas do homem, e aprofundar-se nas lindas fundações da Bíblia, e ver o plano verdadeiro e como as coisas deveriam ser! Você então descobrirá que a Bíblia não é um mero guia da igreja, mas sim o Livro mais maravilhoso, sobrenatural, miraculoso, incrível e magnífico que existe no mundo! - o qual tem as respostas para todas as coisas! - de onde viemos, como chegamos aqui, por que estamos aqui, como sobreviver e ser feliz enquanto aqui, e como amar e Ter felicidade para sempre! Mas antes de decidir se deve ou não aceitar e acreditar neste livro incrível.

CONSIDERE OS SETE FATOS SEGUINTES QUE O COLOCAM À PARTE COMO UM VOLUME VERDADEIRO ÚNICO:
1º- A Bíblia é incomparável na sua continuidade. Foi escrita durante um período de tempo de 1.500 anos por 36 a 40 autores de todas as camadas sociais, incluindo reis, camponeses, filósofos, pescadores, pastores, soldados, poetas, estadistas, sábios, etc. Não obstante, do princípio ao fim, os seus autores falam de centenas de assuntos controversos com harmonia e continuidade, revelando uma história do Amor de Deus pelo Homem!

2º- A Bíblia tem sido lida por mais pessoas do que qualquer outro Livro! Ganhou em vendas de qualquer outro livro que já tenha sido escrito e todos os anos ainda se vende mais exemplares do que de qualquer outro livro do mundo! Mas é claro que na lista dos "Best-Sellers" eles não ousam reconhecer isso, que apesar de todos os escritos dos homens como, besteiras, ficção e interpretações ridículas da história e da realidade. A Bíblia ainda é mais vendida do que todos eles! Outro fato único e relacionado com isso é que a Bíblia foi o primeiro livro importante a ser impresso na máquina impressora de Gutemberg.

3º- A Bíblia tem sido traduzida e publicada por mais línguas do que qualquer outro livro em existência! - Já em 1966 a Bíblia completa tinha surgido em 240 idiomas e dialetos, e um ou mais dos seus livros surgiu em outros 739 idiomas.

4º- A Bíblia em comparação com todos os outros escritos antigos. Possui mais evidências em manuscritos do que quaisquer outras dez composições literárias combinadas! Embora tenha sido escrita originalmente em material deteriorável, tendo, durante milhares de anos, que ser compilada à mão antes da invenção da máquina impressora, o seu estilo exatidão e precisão tem sido preservados como nenhum outro livro em toda a história. Os judeus tinham classes especiais de estudiosos na sua cultura cuja tarefa exclusiva era preservar e transmitir os livros da Bíblia com uma precisão total, contando as próprias consoantes, vogais, silabas, e palavras em cada manuscrito como meio de dupla-verificação. Literalmente milhares de manuscritos antigos nas línguas originais têm sido desenterrados, o que prova, sem sombra de dúvida, que as escrituras chegaram até nós através da época exatamente da maneira como foram escritas!

5º- Não há outro livro como a Bíblia que tenha resistido a tantos ataques maldosos por parte dos seus inimigos. Muitos tentaram queimá-la, destruí-la e torná-la ilegal, desde os dias dos imperadores romanos até os dias de hoje em alguns países anti-Cristo. A sua própria existência hoje e o fato de os seus ensinamentos e verdades terem sido preservados apesar de inúmeras campanhas e tiradas contra ela, é em si miraculoso!

6º-Descobertas sucessivas de arqueólogos modernos confirmaram e provaram a precisão absoluta da Bíblia e provaram que ela era uma fonte de história. Arqueólogos seguindo as referências do Antigo Testamento voltaram a descobrir nações inteiras e fizeram ressurgir povos inteiros, os quais céticos e os críticos uma vez disseram não existir ou serem imaginários. Na verdade, poderá dizer-se categoricamente, que não há uma única descoberta arqueológicas que tenha alguma vez contradito ou lançado alguma dúvida sobre uma referência bíblica; todas elas confirmaram a sua precisão!

7º- A Bíblia é o único volume que alguma vez foi produzido contendo uma grande quantidade de profecias predizendo com precisão o futuro de nações individuais, povos e cidades, e da vinda Daquele que seria o Messias! Embora o mundo antigo tivesse muitos truques diversos para determinar o futuro, em nenhuma parte de toda a literatura grega e latina se poderá encontrar qualquer profecia verdadeira e específica de algum grande acontecimento histórico que viesse a ocorrer num futuro distante. Contudo a Bíblia está cheia de inumeráveis profecias específicas e detalhadas, todas as quais tem sido maravilhosamente cumpridas e realizadas - exceto claro, as profecias finais do tempo do fim as quais ainda estão para ser cumpridas num futuro próximo ou que estão se realizando agora mesmo!

8º- Que livro mais incrível e notável! Contudo, há muita gente hoje que se considera muito esperta e muito culta que ignora completamente a Bíblia! Vezes e vezes sem conta falamos com pessoas que passaram anos na faculdade e na universidade e que leram centenas e centenas de livros - todos colossais e volumes de compêndios, livros religiosos, livros de filosofia e todo o tipo de livros - e, contudo ainda nem sequer abriram uma Bíblia, o Livro mais fascinante do mundo, no qual se pode encontrar quase qualquer coisa: Drama, Amor, Ódio, Paz, Guerra, Romance, Poesia, Profecia, História, Mistério, etc., etc.! Pense só nisto: palavras de sabedoria de milhares de anos atrás, desde os dias anteriores a Moisés!

9º- É um livro sumamente importante e um dos livros mais antigos do Mundo. E, contudo uma grande quantidade de pessoas "instruídas" nem sequer se dão ao trabalho de lê-la! Perdem tempo com todas as suas teorias complicadas e confusas enquanto que negligenciam as próprias palavras da vida! Se você fosse fazer uma longa viagem e ainda não conhecesse o caminho, iria levar consigo um mapa, não é?

Bem, você está fazendo uma longa viagem, e aquele que sabe o caminho instruiu alguns dos seus homens para desenharem um mapa detalhado para que você possa chegar a salvo ao seu destino final! Dizer que você não tem tempo para ler o mapa de Deus, a Bíblia, é como dizer: "Estou com tanta pressa de chegar lá que não tenho tempo de olhar no mapa!" Mas se você ao menos pegar na Bíblia e simplesmente a ler, acreditar nela e a seguir, você estará no trilho certo e acabará chegando ao lugar certo! E, na verdade, a maior prova de todas de que a Bíblia é realmente a palavra milagrosa e sobrenatural do próprio Deus é que ela funciona! Então porque não experimentá-la? É o maior livro, o mais duradouro, o mais sábio e o mais verdadeiro em todo o mundo, um livro em que você pode realmente confiar! Tenho certeza que você irá ver que ele é uma fonte inesgotável de sabedoria e conhecimento, no qual você poderá encontrar constantemente tesouros "Novos e Velhos"!

10º- É lindo (Mt 13. 52). É claro que é a coisa mais maravilhosa da Bíblia é que, através das suas palavras você poderá ficar conhecendo o seu Autor, pois a Bíblia é a grande Carta de amor de Deus para nós! As suas palavras vivificadoras fazem dela o livro melhor do mundo, com o único Autor do mundo que pode garantir vida, amor, felicidade e céu para sempre, através de lê-lo simplesmente e acreditar no seu personagem principal, Aquele que nos amou tanto que deu a sua própria Vida para nos salvar: Jesus Cristo, o filho de Deus!

11º- Então, pegue a Bíblia e ore sinceramente Assim: "Desvenda os meus olhos para que eu possa ver as maravilhas da tua palavra!" (Sal.119:18), mas não fique atolado nas gerações e nas genealogias de Gênesis, nem na História Judaica, nem no passado arcaico do grande Antigo Testamento o qual já passou e acabou! Leia o Novo Testamento e as maravilhosas palavras de Jesus nos Evangelhos - não como contos de fadas do passado, mas sim como a palavra de Deus para você hoje - e veja como a verdade da palavra de Deus pode ser inspiradora, animadora, nutritiva e encorajadora! No lindo Evangelho de João, principalmente, você encontrará as profundezas espirituais do amor de Deus e da sua Salvação para você!

12º- Você já recebeu o amor de Deus através de Jesus? Você já saboreou as águas maravilhosas da sua maravilhosa palavra que satisfazem a nossa alma? Se não, receba pessoalmente Jesus no seu coração, pedindo simplesmente a ele que entre na sua vida, que perdoe todos os seus pecados e que dê a você o Amor e a Paz de Deus e o presente gratuito da vida eterna! Então você poderá não só ler e compreender a sua palavra, mas também terá o amor e a força para obedecer a ela e para compartilhar a sua verdade e amor com os outros que também precisam delas!

Através da Bíblia:
CREMOS em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas, o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).

Na inspiração verbal da Bíblia Sagrada, única regra infalível de fé normativa para a vida e caráter cristão (II Tm 3.14-17).

 No nascimento virginal de Jesus, em sua morte vicária e expiatória, e em sua ressurreição corporal dentre os mortos.

 E sua ascensão vitoriosa aos céus (Is 7.14; At. 1.9; Rm 8.34), na vida pecaminosa do homem que o destituiu da glória de Deus e que somente o arrependimento e a fé na obra expiatória e redentora de Jesus Cristo, que o pode restaurar a Deus (Rm 3.23; At. 3.19).

 Na necessidade absoluta do novo nascimento pela fé em Cristo e pelo poder atuante do Espírito Santo e a Palavra de Deus, para tornar o homem digno do reino dos céus (Jo 3.3-8).

 No perdão dos pecados, na salvação presente e perfeita, na eterna justificação da alma recebidos os gratuitamente de Deus pela fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo em nosso favor (At. 10.43; Rm 3.24-26; 10.13; Hb 7.25).

 No batismo bíblico efetuado por imersão do corpo inteiro uma só vez em águas, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, conforme determinou o Senhor Jesus Cristo (Mt 28.29; Rm 6.1-6; Cl 2.12).

 Na necessidade e na possibilidade que temos de viver vida santa mediante a obra expiatória e redentora de Jesus no Calvário, através do poder regenerador, inspirador e santificador do Espírito Santo, que nos capacita a viver como fiéis testemunhas do poder de Cristo (Hb 9.14; I Pe 1.15,16).

 No batismo bíblico com o Espírito Santo que nos é dado por Deus mediante a intercessão de Cristo, com a evidência inicial de falar em outras línguas, conforme a sua vontade (At. 1.5; 2.4; 10.44-46; 19.1-7).

 Na atualidade dos dons espirituais distribuídos pelo Espírito Santo à igreja para sua edificação, conforme a sua soberana vontade (I Co 12.1-12).

 Na segunda vinda pré-milenar de Cristo, em duas fases distintas primeira: invisível ao mundo, para arrebatar a sua igreja fiel da terra, antes da grande tribulação; segunda: visível e corporal, com sua igreja glorificada, para reinar sobre o mundo durante mil anos (I Ts 4.16,17; I Co 15.51-54; Ap 20.4; Zc 14.5; Jd 14).

 E que todos os cristãos comparecerão ante o tribunal de Cristo para receber a recompensa dos seus feitos em favor da causa de Cristo na terra (II Co 5.10); isto é em um juízo vindouro que justificará os fiéis e condenará os infiéis (Ap 20.11-15).

 E na vida eterna de gozo e felicidade para os fiéis e de tristeza e tormento eterno para os infiéis (Mt 25.46).





Nenhum comentário:

Postar um comentário