18 de abr. de 2011

OS BENEFÍCIOS DO ESTUDO TEOLÓGICO
Os Benefícios do estudo teológico são indispensáveis; pois nos traz conhecimento básico prático e preciso; Jesus condenou a falta de conhecimento, quando ele próprio disse para os fariseus; errais não conhecendo as escritura e nem o poder de Deus, (Mt, 22.29).
I. O Conhecimento tem um valor imensurável, aos cristãos de um modo geral, veja um incentivo registrado na palavra de Deus deixado pelo o sábio Salomão, em 1.000 anos ante de Cristo: precisamente em Pv, 3,13-16; v 13. Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento; v 14 - Porque melhor é a sua mercadoria do que a mercadoria da prata, e a sua renda do que o ouro mais fino; v 15- Mais preciosa é do que os rubis; e tudo o que podes desejar não se pode comparar a ela; v 16 -Aumento de dias há na sua mão direita; na sua esquerda, riquezas e honra.
II. O Conhecimento é indispensável para nosso desenvolvimento e crescimento espirituais e ministeriais; pois há muitos cristãos com seus ministérios enterrados e bem raquíticos, não cresce não desenvolve, e nem tem novidade, toda vida é a mesma coisa. Nós precisamos crescer desenvolver e dar muitos frutos, pois Jesus disse: todo ramo em mim que, não der fruto, ele é cortado; e todo que dá fruto limpa, para que produza mais ainda. (João 15.2).
Mas algumas pessoas se desculpam dizendo já estou velho não dou conta de fazer nada; vejamos o que diz a palavra de Deus para estas pessoas em (Sl 92. 13.14).
Os que estão plantados na casa do SENHOR florescerão nos átrios do nosso Deus; na velhice ainda darão frutos; serão viçosos e florescentes, para anunciarem que o SENHOR é reto; ele é a minha rocha, e nele não há injustiça.
III. Crescer é necessário, pois esta é a recomendação da palavra de Deus, vejamos o que diz a palavra de Deus em (I Samuel, 2.26). E o jovem Samuel ia crescendo e fazia-se agradável, assim para com o Senhor, como também para com os homens.
Em (Lucas, 2.52), diz. E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens. E em II Pe 3,18. Antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. E ainda em (Ef, 4,15) Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.
IV. Esse conhecimento abre-nos, novos horizontes, como novas perspectivas em nossa caminhada ministerial, novas visões, novas mensagens; pois em regra geral a falta de mensagem impede o crescimento ministerial.
Vejamos um exemplo desse fato que nos mostra está verdade em (II Samuel, 18,22). E prosseguiu Aimaás, filho de Zadoque, e disse a Joabe: Seja o que for, deixa-me também correr após o Cuxita. E disse Joabe: Para que agora correrias tu, meu filho, pois não tens mensagem conveniente?Pois bem meus caros leitores à falta de mensagem em alguns casos tem sido um empecilho ao desempenho no ministério cristão.
V. O conhecimento nos dá autoridade na Palavra de Deus; é diferente quem prega sem conhecimento; é fácil ser notado pelo povo. Quem tem obediência, oração, vida com Deus e conhecimento, sua mensagem tem vida, autoridade, poder, graça e unção.
Vejamos em (Mt, 7, 28,29); v 28 Quando Jesus acabou de proferir estas palavras, estava às multidões maravilhadas da sua doutrina. (v, 29). Porque ele as ensinava como quem tem autoridade e não como os escribas. E em (Lc, 4, 31,32) v 31. E desceu a Cafarnaum, cidade da Galiléia, e os ensinava no sábado. v 32 E muito se maravilhavam da sua doutrina, porque a sua Palavra era com Autoridade.
VI. Também o conhecimento nos dá respaldo na interpretação e explanação da Palavra de Deus, é necessário conhecer a história dos Judeus; que diretamente foram eles os autores da revelação escrita.
E através deste estudo temos uma visão geral da história dos judeus, da origem das Sagradas Escrituras. Isto facilita tanto a nossa compreensão, como também é necessário para que assim possamos ensinar corretamente a palavra de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário