15 de mai. de 2011

UNÇÃO COM ÓLEO E COM O ESPÍRITO SANTO


Unção com óleo e com o Espírito Santo. Êxodo 30. 25-29: "E disto fará o azeite da santa unção, o perfume composto segundo a obra do perfumista: este será o azeite da santa unção. (26) E com ele ungirás a tenda da congregação, e a arca do testemunho, (27) E a mesa com todos os seus utensílios, e o candelabro com os seus utensílios, e o altar do incenso. (28) E o altar do holocausto com todos os seus utensílios, e a pia com a sua base. (29) Assim santificarás estas coisas, para que sejam santíssimas; tudo o que tocar nelas será santo." (Êxodo 30. 25-29 ACF).
"Também cada dia prepararás um novilho por sacrifício pelo pecado para as expiações, e purificarás o altar, fazendo expiação sobre ele; e o ungirás para santificá-lo. (37) Sete dias farás expiação pelo altar, e o santificarás; e o altar será santíssimo; tudo o que tocar o altar será santo." (Êxodo 29.36-37 ACF).

INTRODUÇÃO:
O que é unção: unção é uma cerimônia religiosa na qual se derrama óleo sobre uma pessoa ou coisa escolhida. Unção significa: “untar com óleo sagrado. Através deste ato, eram separados os que, pela vontade de Deus, passariam a exercer as funções veterotestamentárias: rei, sacerdote e profeta”. No Novo Testamento, unção do Espírito significa: revestimento de poder do alto ou do Espírito Santo.
Era uma prática ungir o corpo com óleo no clima quente da Palestina, como uma necessidade para a saúde, conforto e bom aspecto pessoal. Ungir a cabeça com óleo era prova de consideração que o hospedeiro dispensava para algum tipo de hóspede. Era uma das maneiras de dar boas vindas. É uma consagração ao serviço de Deus. Simboliza o revestimento com o Espírito Santo.
A unção tem múltiplas definições: como o processo normalmente religioso, que envolve a aplicação de substâncias oleosas naquele que, em decorrência da mesma, receberá uma influência sobre natural e espiritual.


Unção é a ação do Espírito Santo na vida de uma pessoa. Uns são, outros não. Unção pode ser momentânea, naquele momento em que você recebe uma atuação sobre natural mais forte do Espírito Santo. Mas, também biblicamente falando, a unção recebida ela permanente com João diz: "Porque a unção que recebestes permanece em vós", (I Jo 2.20,27).

O que é unção? Unção é ação sobre natural do Espírito Santo habitando sobre uma pessoa regenerada. Dessa forma, todo verdadeiro cristão é ungido por Cristo e com o Espírito Santo de Deus. Há uma tendência de dividir a Igreja entre grupos especiais. É comum separar os espirituais dos não-espirituais, os santos dos não-santos e os ungidos dos não-ungidos.

Essas linhas divisórias na maioria das vezes são frutos de idéias humanas. O viver em santidade não pode levar o cristão a se auto-classificar como "um ser especial", pois todos aqueles que experimentaram o novo nascimento e permanecem em comunhão, são santificados em Cristo (I Co 6.11) e o Espírito Santo passa a habitar nessa nova criatura (Rm 8.1 e I Co 6.15-20). “Assim sendo neste sentido todo cristão nascido de novo e batizando nas águas e no Espírito” é um ungido de Deus (cf. II Co 1.21-22).

O fato de o cristão ser ungido por Cristo com o Espírito Santo, denota uma separação para o serviço divino, assim como os objetos no Antigo Testamento eram separados na utilização litúrgica no templo. A unção está totalmente ligada ao processo de santificação e serviço. É evidente que uma pessoa ou coisa era ungida com a intenção de torná-la sagrada. A principal obra do Espírito Santo no crente é a santificação, e santidade está totalmente ligada ao serviço cristão; Jesus foi ungido para servi-lo em seu ministério terreno (At 10.38).

Observação: Atualmente nas igrejas, principalmente as pentecostais e neo-pentecostais, costuma-se confundir unção com manifestações do Espirito Santo, mas a unção, na definição bíblica, não é só uma manifestção, é mais que manifestação é uma capacitação espiritual sobre natural que permanece. Quando uma pessoa é ungida ela é capacitada para devidos fins, é uma expressão exata de quando a pessoa esta cheia da graça ou poder divino. Tem um sentido peculiar que exprime autoridade e poder sobre natural.

A UNÇÃO COM ÓLEO: “Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor; E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados” (Tg 5.14,15).

Como já falamos na introdução: Era uma prática ungir o corpo com óleo no clima quente da Palestina, como uma necessidade para a saúde, conforto e bom aspecto pessoal. Ungir a cabeça com óleo era prova de consideração que o hospedeiro dispensava para algum tipo de hóspede. Era uma das maneiras de dar boas vindas. É uma consagração ao serviço de Deus. Simboliza o revestimento com o Espírito Santo.

TIPOS DE UNÇÃO:
I. De Coisas:
a) Escudo de guerra (II Sm 1.21; Is 21.5);
b) O Tabernáculo e seus utensílios (Ex 30.25-28);
c) O Altar (Ex 29.36);
d) Unção como dedicação e consagração para uso exclusivo do serviço de Deus.

II. De Pessoas:
1º- Reis. O azeite derramado sobre as cabeças dos reis como símbolo de sua consagração ao ofício;
2º- Sacerdotes. Conferia um ofício vitalício;
3º- Profetas. Consagração como representante de Deus para a promoção da mensagem espiritual;

Hóspedes. Demonstração de apreço pelo hospedeiro ao recém chagado;
Por razões estéticas:
 Para fazer visitas
 Por questões de higiene
 Os cabelos e a pele eram ungidos:
 A pele lustrosa a faz bonita
 Valor medicinal.

f) Dos mortos. Era feita após a lavagem do corpo:
 Retardar o processo de decomposição
 Um sinal de consagração do morto a Deus. Era uma preparação para o sepultamento (Mc 16.1; Lc 23.56).

3º- Usos Simbólicos:
a) Sinal da alegria e satisfação (Sl 45.7);
b) Um sinal de hospitalidade (Sl 23.5);
c) Um sinal de prosperidade (Ez 16.19);
d) Um sinal de abundância (Dt 32.13; 33.24);
e) Simboliza:
• Sonhos e visões
• Doação ou recebimento de autoridade espiritual
• Alegria
• Vitória.

Necessidade de CURAR ou ser CURADO
Bênçãos de Deus:
o Para o corpo
o Para a alma
o Para a família
o Para a vida.
Também a unção sobre natural no sentido verdadeiro traz: ousadia, intrepidez, arrojo, audácia coragem e firmeza inabalável no falar a palavra de Deus:

CONCLUSÃO: Unção com óleo (azeite) cria uma expectativa de vitória. Dá uma sensação de satisfação e alegria. Aumenta a nossa fé. Passamos a acreditar na realidade da cura e no perdão de pecados. Ela é muito importante na vida dos que crêem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário