8 de mai de 2012

Curiosidades Bíblicas



MAR MORTO:

Na verdade, o Mar Morto não é propriamente um mar e sim um grande lago com dimensões de 80 quilômetros de comprimento e 18 quilômetros de largura.
O Mar Morto estar situado a 400 metros abaixo do nível do mar: o Mar Morto é o mais baixo reservatório de água do mundo e também o mais salgado, Contem sete vezes mais sal que os oceanos. Localizado na foz do rio Jordão, ao norte, o lago faz fronteira com Israel, ao oeste e com Jordânia, ao leste.
O Mar Morto recebe abundante quantidade de água doce vinda do leste, mas o calor extremo e a baixíssima umidade da região acabam por evaporá-la, tornando-o sempre salgado.
A grande quantidade de sal permite a fácil flutuação das pessoas: Alguns acreditam que sua água tenha propriedades medicinais, o que fez surgir em sua orla uma grande quantidade de balneários voltados à saúde. Por outro lado o sal em abundância também elimina as espécies animais e vegetais. Os peixes que ali chegam vindos do rio Jordão não sobrevivem. 
Mar Morto: tem esse nome porque é salgado demais para permitir a vida de peixes e plantas. Além de ser o lugar mais salgado do mundo é também o lugar mais baixo.
O mar Morto está secando rapidamente por dois motivos: Hoje, é interceptada no caminho e usado por Israel, Jordânia, Síria e Líbano para beber.
1º- Os valores naturais do Mar Morto já não são uma prioridade, por isso foi decidido que a água potável era “mais importante”.
2º- O uso da água da bacia para irrigação e a evaporação acentuada por conta da indústria de potassa (hidróxido de potássio).
A superfície do Mar Morto: Era de 1.025 quilômetros quadrados em 1945. Hoje, é quase 625, e em pouco mais de 100 anos terá metade do seu tamanho atual de acordo com dados oficiais.
Mar Morto pode desaparecer: Perde cerca de um metro de superfície, o que pode resultar no seu desaparecimento até o ano de 2050. Isso se deve ao uso da água pela população local para atividades como a agricultura e a mineração. Dessa forma, para evitar o desaparecimento do Mar Morto, os governos da Jordânia, de Israel e da Palestina tentam fechar um acordo de 5 bilhões de dólares com o Banco Mundial para a construção de um canal para levar água do mar Vermelho ao Mar Morto. Esta preocupação com o desaparecimento do Mar Morto é devida a sua importância história, além do seu atual potencial turístico. Há cerca de dez anos o Mar Morto começou a ser explorado pelo turismo e hoje cerca de um milhão de pessoas visitam os spas e resorts da localidade para flutuarem pelas águas densas do Mar Morto.
Bíblia: O Mar Morto recebeu diversos nomes, entre eles Mar do Leste e Mar da Planície, Mar Salgado, e Mar de Lot. As cidades de Sodoma e Gomorra, que de acordo com o Velho Testamento foram destruídas devido à corrupção, se localizariam naquela região. Manuscritos antigos da Bíblia, conhecidos como Manuscritos do Mar Morto, foram descobertos em cavernas próximas.

O Rio Jordão
Rio Jordão: À sombra do monte Hermom, sempre coberto de neve, com seus 2.750 metros de altitude, nasce o rio Jordão, na confluência de quatro torrentes que descem das montanhas do Líbano, provocadas pelo degelo da neve, provocado pelo calor. Esta água escore pela superfície ou pelas entranhas do monte e forma as nascentes do rio. Jordão significa aquele que desce ou também lugar onde se desce (bebedouro). Nome bem adaptado ao maior rio da Palestina, pois nasce acima do nível do Mar Mediterrâneo, atravessa o lago de Hule, ou Merom, ainda a 80 metros acima do nível do mar, forma a 16 km ao sul o lago de Genesaré, conhecido no cenário bíblico como Mar da Galiléia, que já está a 210 metros abaixo do nível marítimo e tem sua foz no mar Morto, 110 km abaixo, situado nada menos que a 400 metros abaixo do nível do Mediterrâneo. Entre o lago de Hule e o lago de Genesaré, o Jordão corre violentamente no fundo de uma garganta de 350 metros de profundidade.

                     O Jordão desagua no mar morto.




Você Sabia?
1. Quais os livros da Bíblia que tem apenas 1 capítulo? R: Obadias, Filemom, II João, III João e Judas.
2. Quais os livros da Bíblia que terminam com um ponto de interrogação? R: Lamentações, Jonas e Naum.
3. Qual o menor livro da Bíblia? R: II João (possui somente 13 versículos).
4. Qual o maior livro da Bíblia? R: Salmos (possui 150 capítulos).
5. Qual o menor capítulo da Bíblia? R: Salmo 117 (possui 2 versículos).
6. Qual o maior capítulo da Bíblia? R: Salmo 119 (possui 176 versículos).
7. Qual o menor versículo da Bíblia? R: Jó 3:2 (possui 07 letras).
8. Qual o maior versículo da Bíblia? R: Ester 8:9 (possui 415 caracteres).
9. Quantas palavras a Bíblia contêm aproximadamente? R: 773.693 palavras.
10. Quantas letras a Bíblia contêm aproximadamente? R: 3.566.480 letras.
11. Quantos capítulos e quantos versículos a Bíblia possui? R: 1.189 capítulos e 31.102 versículos.
12. Em quais os livros da Bíblia não encontramos a palavra Deus? R: Ester e Cantares de Salomão.
Gênesis 13. Quem foi o primeiro bígamo citado na Bíblia e quais eram os nomes das esposas? R: Lameque. Ada e Zilá. Gênesis 4.19.
14. Quem foi o pai dos que habitam em tendas e possuem gado? R: Jabal. Gênesis 4.20.
15. Quem foi o pai de todos os que tocam harpa e flauta? R: Jubal. Gênesis 4.21.
16. Quem era rei e sacerdote ao mesmo tempo? R: Melquisedeque. Gênesis 14.18.
17. Qual é a única mulher cuja idade é mencionada na Bíblia? R: Sara. Gênesis 23:1.
18. Onde lemos na Bíblia de camelos se ajoelhando? R: Gênesis 24.1.
19. Quais os nomes dos filhos de Abraão? R: Zinrá, Jocsã, Medã, Midiã, Jisbaque, Sua (filhos de Quetura), Isaque (filho de Sara) e Ismael (filho de Hagar). Gênesis 25.2,9.
Êxodo 20. Qual a mãe que recebeu um salário para criar o seu próprio filho? R: Joquebede, mãe de Moisés. Êxodo 2.8.9.10.
21. Qual o nome do homem acusado por sua esposa de derramar sangue? R: Moisés. Êxodo 4.24,25.
22. Qual o sobrinho que se casou com a sua tia? R: Anrão, pai de Moisés. Êxodo 6.20.
23. Onde se lê na Bíblia que as águas, por serem amargas, não serviam para consumo, porém tornaram-se doces depois? R: Êxodo 15.23,24, 25.
24. Onde se encontra a lei, por meio da qual um escravo ganhava liberdade por perder um dente?
R: Êxodo 21.27.
25. Onde se lê na Bíblia que os israelitas foram advertidos para obedecerem a um Anjo?
R: Êxodo 23-20,21.
Números 26. Qual o rei teve os seus inimigos abençoados pelo profeta que ele tinha chamado para amaldiçoá-los? R: Balaque, rei de Moabe. Números 22.5.6.12 + Números 23.11.12.
27. Qual o cavaleiro que teve o seu pé imprensado contra o muro? R: Balaão. Números 22.25.

Curiosidades:
-O Salmo 119 tem, em hebraico, 22 seções de oito versículos. Cada uma das seções inicia com uma letra do alfabeto hebraico, de 22 letras. Dentro das seções, cada versículo inicia com a letra da seção.
- Que "o caminho de um sábado" era o caminho permitido no dia de sábado; a distância que ia da extremidade do arraial das tribos ao tabernáculo, quando no deserto, isto é, cerca de 1.200 metros.
- O capítulo 19 de II Reis é igual aos 37 de Isaías.
- No livro das Lamentações de Jeremias, os capítulos 1, 2 e 4 têm versículos em número de 22 cada, compreendendo as letras do alfabeto hebraico. O capítulo 3 tem 66 versículos, levando cada três deles, em hebraico, a mesma letra do alfabeto.
- A Menor Bíblia A menor Bíblia existente foi impressa na Inglaterra e pesa somente 20 gramas. Este fabuloso exemplar da Bíblia mede 4,5 cm de comprimento, 3 cm de largura e 2 cm de espessura. Apesar de ser tão pequenina, contém 878 páginas, possui uma séria de gravuras ilustrativas e pode ser lida com o auxílio de uma lente.
- A Maior Bíblia A maior Bíblia que se conhece, contém 8.048 páginas, pesa 547 quilos e tem 2,5 metros de espessura. Foi confeccionada por um marceneiro de Los Angeles, durante dois anos de trabalho ininterrupto. Cada página é uma delgada tábua de 1 metro de altura, em cuja superfície estão gravada nos textos.
- Vamos Ler a Bíblia?
A Bíblia contém 31.000. Versículos e 1.189 capítulos. Para sua leitura completa, são necessárias 49 horas, a saber, 38 horas para a leitura do Velho Testamento e 11 horas para a do Novo Testamento. Para lê-la audivelmente, em velocidade normal de fala, são necessárias cerca de 71 a 72 horas. Se você deseja lê-la em 1 ano, deve ler apenas 4 capítulos por dia.
- Tradução: Você sabia que das 2.000, línguas e dialetos falados no mundo, cerca de 1.200 já possuem a Bíblia ou textos bíblicos traduzidos?
- O nome "Bíblia" vem do grego "Biblos", nome da casca de um papiro do século XI, a.C. Os primeiros a usar a palavra "Bíblia" para designar as Escrituras Sagradas foram os discípulos do Cristo, no século II d.C.
- Ao comparar as diferentes cópias do texto da Bíblia entre si e com os originais disponíveis, menos de 1% do texto apresentou dúvidas ou variações, portanto, 99% do texto da Bíblia é puro. Vale lembrar que o mesmo método (crítica textual) é usado para avaliar outros documentos históricos, como a Ilíada de Homero, por exemplo;
- É o livro mais vendido do mundo. Estima-se que foram vendidos 11 milhões de exemplares na versão integral, 12 milhões de Novos Testamentos e ainda 400 milhões de brochuras com extratos dos textos originais;
- Foi à primeira obra impressa por Gutenberg, em seu recém-inventado prelo manual, que dispensava as cópias manuscritas;
- A divisão em capítulos foi introduzida pelo professor universitário parisiense Stephen Langton, em 1227, que viria a ser eleito bispo de Cantuária pouco tempo depois. A divisão em versículos foi introduzida em 1551, pelo impressor parisiense Robert Stephanus. Ambas as divisões tinham por objetivo facilitar a consulta e as citações bíblicas, e foi aceita por todos, incluindo os judeus;
- A Bíblia foi escrita e reproduzida em diversos materiais, de acordo com a época e cultura das regiões, utilizando tábuas de barro, peles, papiro e até mesmo cacos de cerâmica;
- Com exceção de alguns textos do livro de Ester e de Daniel, os textos originais do Antigo Testamento foram escritos em hebraico, uma língua da família das línguas semíticas, caracterizada pela predominância de consoantes;
- A palavra "Hebraico" vem de "Hebrom", região de Canaã que foi habitada pelo patriarca Abraão em sua peregrinação, vindo da terra de Ur;
- Os 39 livros que compõem o Antigo Testamento (sem a inclusão dos apócrifos) estavam compilados desde cerca de 400 a.C., sendo aceitos pelo cânon Judaico, e também pelos Protestantes, Católicos Ortodoxos, Igreja Católica Russa, e parte da Igreja Católica tradicional;
- A primeira Bíblia em português foi impressa em 1748. A tradução foi feita a partir da Vulgata Latina e iniciou-se com D. Diniz (1279-1325).
- A primeira citação da redondeza da terra confirmava a ideia de Galileu, de um planeta esférico. Bastava que os descobridores conhecessem a bíblia. (Isaías 40.22)
- Davi, além de poeta, músico e cantor foi o inventor de diversos instrumentos musicais. (Amós 6:5)
- O tio e a tia de Jesus se tornaram "crentes" na sua pregação antes de sua crucificação. (Lucas 24.13.18; João 19.25)
-O nome "cristão" só aparece três vezes na Bíblia. (Atos 11.26, Atos 26.28 e I Pedro 4.16).
- A "Epístola da Alegria" , a carta de Paulo aos Filipenses, foi escrita na prisão e as expressões de alegria aparecem 21 vezes na epístola.
- Quem dá aos pobres, empresta a Deus, e Ele lhe pagará. (Provérbios 19: 17)
- O trânsito pesado e veloz, os cruzamentos e os faróis acesos aparecem descritos exatamente como nos dias de hoje. (Naum 2:4)
- A mensagem através de "out-doors" é uma citação bíblica detalhada. (Habacuque 2.2).
- Quem cortou o cabelo de Sansão não foi Dalila, mas um homem. (Juízes 16: 19)
- O nome mais comprido e estranho de toda a bíblia é Maersalalhasbas - filho de Isaias. (Isaías 8:3-4)
- Você sabia que a palavra fé é encontrada apenas quatro vezes no Antigo Testamento? (Hc 2.4; Jz 9.16, 9.19; e I Sm 21.5).
- Você sabia que a palavra "DEUS" aparece 2.658 vezes no V.T. e 1.170 vezes no N.T. num total de 3.828 vezes?
- Há na Bíblia 177 menções ao diabo em seus vários nomes.
- O maior versículo é no livro de Ester capítulo 8 versículo 9.
- O menor versículo é no livro de Êxodo capíluto 20 versículo 13.
- O versículo central da Bíblia é o Salmo cap.: 118 ver: 8, o qual divide a mesma ao meio.
- Os livros de Ester e Cantares de Salomão não possuem a palavra DEUS.
- A expressão "Assim diz o Senhor" e equivalentes encontram-se cerca de 3.800 vezes na Bíblia.
- A Vinda do Senhor é referida 1845 vezes na Bíblia, sendo 1.527 no Antigo Testamento e 318 no Novo Testamento.
- A Palavra "Senhor" é encontrada na Bíblia 1.853 vezes e "Jeová (YHVH)" 6.855 vezes.
- A expressão "Não Temas!" é encontrada 366 vezes na Bíblia, o que dá uma para cada dia do ano!
- No Salmo 107 há 4 versículos iguais: 8, 15, 21 e o 31.
- Todos os versículos do Salmo 136 terminam da mesma maneira.
- Para aprender mais devemos Ler A BÍBLIA!
- Conta-se que o valor do escravo gentio era cem vezes superior ao de um Hebreu, pois o gentio era propriedade do seu dono por toda vida, ao passo que o Hebreu só trabalhava para eles seis anos, no máximo. Por isso havia mais escravos gentios, Êxodo 21.2-4.
- Jeremias, o profeta, foi lançado numa cisterna tão profunda, que o etíope Ebede-Meleque, escravo do rei, precisou da ajuda de 30 homens para tira-lo, usando cordas, trapos e roupas velhas, Jr. 38.7-13.

Curiosidades:
1 - Qual foi o homem que teve o maior tempo de vida?
R: Matusalém, (Gênesis 5.25-27)
2 - Quais foram os nomes que Jesus recebeu por um profeta?
R: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz (Isaías 9.6)
3 - Quem sepultou o corpo de Jesus?
R: O discípulo José de Arimatéia e o fariseu Nicodemos (João 19.38-42)
4 - Quais foram as ultimas palavras de Jesus para Maria e João, quando estava crucificado?
R: Ver João 19. 25 -27.
5 - Qual foi o homem que teve o maior tempo de vida?
R: Metusalém, (Gênesis: 5.25-27)
6 - Quem sepultou o corpo de Jesus?
R: O discípulo José de Arimatéia e o fariseu Nicodemos (João: 19.38-42)
7 - Quais foram as ultimas palavras de Jesus para Maria e João, quando estava crucificado?
R: Ver João: 19.25-27)
8 - Qual foi o homem que amaldiçoou o dia que nasceu?
R: Jó (Jó 3.1-4).
9 - Qual o Juiz que tinha: 30 filhos, que cavalgavam sobre 30 jumentas; e tinha 30 cidades...?
R: Jair (Juizes 10.3-5)
10 - Um dos apóstolo escreve carta em favor de um escravo fujão, qual o nome deste apóstolo
11 - Qual o profeta que se casou com uma prostituta?
R: Oséias (Oseias .1.2)
12 - Em que livro da Bíblia, fala dos três homens: Hananias, Misael e Azarias?
R: Livro de Daniel (Daniel 3.23)
13 - Em que ano morreu o rei Uzias, que se refere o profeta Isaías cap. 6?
R: Dados históricos: 740 a.C.
14 - Quanto tempo o povo de Israel ficou no Egito?
R: Quatrocentos e trinta anos (Êxodo 12.40-41)
15 - Qual o número, dos que saíram do Egito?
R: 600 mil de pé, somente de varões, sem contar os meninos (Êxodo 12.37)
16 - Quantos filhos tinha Jessé pai de Davi?
R: 8 filhos ( I Samuel 16.10-11)
16 - Qual o garoto que era alejado de ambos os pés, e que foi morar em um palácio?
R: Mefibosete (II Samuel 9.13).
17 - Quantos anos tinha Abrão quando foi chamado por Deus?
R: Setenta e cinco anos (Gênesis 12.4).
18 - Quantos anos tinha Abrão quando Deus mudou o seu nome?
R: Noventa e nove anos (Gênesis 17.1,5).
19  - Quantos anos tinha Abraão quando recebeu a sua promessa?
R: Cem anos (Gênesis 21.5).
20 - Quantos anos viveu Abraão?
R: Cento e setenta e cinco anos (Gênesis 25.7).
21 - Quem falou que a sua vida estava sendo oferecida por aspersão de sacrifício?
R: II Timóteo 4.6-8. O Apostolo Paulo.
22 - Quem foi o homem que matou 85 sacerdotes em um só dia?
R: I Samuel 22.18, Doegue, o edomita, e arameu...
23 - Quem deu a ordem?
R: I Samuel 22.12 e 18 - O rei Saul...
24 - Qual foi o motivo? R: I Samuel 22.13
25 - Porque os sacerdotes ajudaram a Davi, dando-lhe pão e a espada de Golias (I Samuel - 21.9).
26 - Quantos sacerdotes escaparam? R: I Samuel 22.20 - 01 "Abiatar".

Curiosidade:
1- Um dos menores versículos bíblico é o que mais revela a humanidade de Jesus. (Jo 11.35).
2- A Palavra Cristão só aparece três vezes na Bíblia. (At 11.26; At 26.28; IPe 4.16).
3- Paulo pregou o sermão mais longo descrito na Bíblia - até o romper da alva - Atos 20. 7-11.
4- A mensagem através de "out-door" é uma citação bíblica detalhada - Habacuque 2.2.
5- O "dia da noiva" mais longo durou um ano, e contou com uma preparação tão especial que até hoje é desconhecida - Ester 2.12.
6- O nome mais comprido e estranho de toda Bíblia é: Maersalalhasbaz - filho de Isaías 8.3-4.
7- Os homens sábios do tempo de Salomão eram quatros – I Rs 4.28-31.
8- Os dois únicos aniversários citados na Bíblia - Gn 40.20; Mc 6. 21.
9- Durante peregrinações do Egito até Canaã os israelitas acamparam em 41 lugares - Nm 33.1-49.
10- O sobrinho de Paulo descobre a conspiração para acabar com a vida de seu Tio – At 23.16-22.
11- Os quatros irmãos gigantes de Golias foram mortos pelos valentes de Davi - I Cr 20. 4-8.
12- A ocupação desigual do solo já era uma preocupação bíblica - Is 5.8.
13- Alguém que mesmo aos 120 anos não precisou de óculos - Dt 34.7.
14- O trânsito e a velocidade de hoje descritos há muito tempo - Na 2.4.
15- O mais longo jejum - Dt 9:9-18.
16- Uma planta bem calorosa e bem curiosa - Gn 30.15-18.
17- Uma mulher sem pai e nem mãe e escrava chega à rainha - Et 2. 6-7.
18- A primeira criação de Deus foi o tempo "no princípio"... Para que a criação acontecesse era necessário o tempo. (Gn 1.1).
19- Deus foi comparado a uma águia e a uma galinha. (Dt 32.11; Mt 23.37).
20- A terra só passou a produzir espinhos depois da desobediência de Adão. (Gn 3.17-18).
Calvário ou Gólgota. Ambas as palavras, a primeira derivada do latim e a segunda do aramaico, significam "a caveira" ou "o lugar da caveira", e fazem referência ao lugar onde Cristo foi crucificado (Mt 27.33, Lc 23.33). Se o chamaram "o lugar da caveira" por ser um local de execução (um lugar onde havia caveiras) ou porque o lugar parecia com uma caveira, não se sabe ainda hoje.
A localização do Calvário: A localização exata do calvário atualmente é desconhecida devido ao fato de Tito ter destruído Jerusalém no ano 70 D.C. Durante uns 60 anos, a cidade permaneceu em total ruína. Poucos cristãos regressaram para viver ali, e os que o fizeram, certamente eram em menor número do que aqueles que fugiram da cidade e não tiveram condições de reconhecer nenhum lugar em meio à devastação total. Vários lugares têm sido sugeridos como a provável localização da sepultura, mas só dois deles são considerados com seriedade. Um é no interior da igreja do Santo Sepulcro, e outro é o calvário de Gordon, com sua tumba do jardim.
Quantos livros, capítulos e versículos há na Bíblia?
Comparando com outras traduções, esses números podem ser um pouco diferentes. A Almeida Revista e Atualizada, por exemplo, tem 31.104 versículos (o final de 1Samuel 20.42 se torna o versículo 43) e a Almeida Revista e Corrigida tem 31.105 versículos (além de 1Samuel 20, o final de Juízes 5.31 se torna o versículo 32). A versão King James, por sua vez, tem 31.102 versículos, pois ajunta os versículos 14 e 15 de 3João. Os textos originais em hebraico e grego, por sua vez, trazem um total de 31.171 versículos (21.213 no Antigo Testamento e 7.958 no Novo Testamento). A maior diferença está no Livro de Salmos: vários deles trazem títulos que aparecem como o versículo 1 no texto hebraico e que, nas traduções, não são numerados.
Os seguintes números são baseados na Nova Tradução na Linguagem de Hoje: Antigo Testamento Novo Testamento Total - Livros 39 27 66.Capítulos 929 260 1.189. Versículos 23.146 7.957 31.103.
Alguns significado dos números na Bíblia: Alguns números na Bíblia aparecem tão frequentemente que trazem consigo alguma simbologia. Aos números seguintes normalmente se atribuem os significados:
3 – número da Trindade é o número de Deus.
4 – número da natureza e da criação; 4 são os pontos cardeais.
7 – o sagrado e a totalidade; são 7 dias da semana, o sétimo dia é de descanso, 7 dias da criação, além de aparecer várias vezes no apocalipse como julgamento de Deus; 7 também são as notas musicais e as cores do arco-íris.
6 – o número da imperfeição, pois falta 1 para 7.
10 – número completo; 10 são os mandamentos.
12 – número do povo de Deus; são 12 tribos de Israel, 12 discípulos de Jesus.
40 – representa um grande período, um arredondamento comum na Bíblia; foram 40 anos no deserto, 40 dias da tentação de Cristo, 40 anos de governo de Davi, 40 anos de governo de Salomão.
1.000 – representa uma multidão.
144.000 – multiplicação de 12 (tribos) por 12 (apóstolos)
Os números de Salomão: O rei Salomão (cujo nome significa “pacífico” em hebraico) foi famoso por duas coisas: sua sabedoria e suas imensas riquezas. Veja alguns dos impressionantes números relacionados ao filho de Davi:
- compôs 1.005 cânticos e escreveu 3.000 provérbios (I Re 4.32)
- possuía 1.400 carruagens de guerra, 12 mil cavalos e 4.000 cocheiras (II Cr 1.14 e 9.25)
- recebia cerca de 23 toneladas de ouro por ano em impostos (II Cr 9.13)
- seu trono de marfim ficava no alto de 6 degraus e era cercado por 12 leões de ouro (I Re 10.19)
- seu maior erro: em razão de seus intensos tratados comerciais, manteve um harém com 1.000 mulheres (I Re 11.2).
As horas do Novo Testamento: Lendo o Novo Testamento, você deve ter percebido as referências à sexta hora, nona hora, e assim por diante. Abaixo, para facilitar sua vida, uma tabela com a comparação destas horas no sistema moderno:
Jesus nasceu antes de Cristo: É isso mesmo, Jesus nasceu antes de Cristo. Provavelmente em 5 a.C. O que aconteceu é que o calendário cristão, que divide a história a partir do nascimento de Jesus, somente foi estabelecido em 525 dC a pedido do papa João I. O abade Dionísio o Pequeno fez os cálculos para determinar a data do nascimento de Cristo, concluindo que fora no ano 754 da fundação de Roma. Errou em alguns anos, e o calendário se difundiu pela cristandade até o século XIX, quando percebeu-se o engano. Tarde demais para mudar.
O homem mais velho da Bíblia: O homem mais velho da Bíblia foi Matusalém, que viveu 969 anos (Gênesis 5.27).
O homem mais alto na bíblia: Foi Golias, com quase 3 metros de altura segundo o manuscrito mais utilizado (I Samuel 17.4). Mas alguns textos utilizam a versão de pouco mais de 2 metros.

Você Sabia:
- O maior reino descrito na Bíblia, tinha 127 províncias e se estendia da Índia até a Etiópia, e era comandado pelo rei Assuero - Ester 1.1.
- Davi além de poeta, músico e cantor foi inventor de diversos instrumentos musicais - Amós 6.5.
- Davi foi ungido 3 vezes, obtendo uma gloriosa confirmação divina e humana I Samuel 16.1-13; II Samuel 2.4 ; I Crônicas 11.1-3.
- Salomão não era o único sábio, haviam mais 4 sábios - I Reis 4:29-31.
- O Antigo Testamento apresenta 332 profecias literalmente cumpridas em Cristo.
- O tio e a tia de Jesus se tornaram "crentes" na sua pregação antes de sua crucificação - Lucas 24.1 3-1 8; João 1 9.25.
- O "sermão do monte" foi repetido por Jesus no que podia ser chamado "sermão da planície" - Mateus 5.1; Lucas 6.1- 7.
- Um curioso e desavisado foi forçado a carregar a cruz com Jesus - Mateus 27:23 / Marcos 1 5:21 / Lucas 23:26.
- Paulo pregou o sermão mais longo descrito na Bíblia - até o romper da alva - Atos 20. 7-11.
- O maior profeta nunca realizou um milagre, mas foi o pregador mais convincente - João 10:41-42.
- A idéia organizacional é bíblica e foi implantada por Moisés no deserto sobre a orientação de um sacerdote - Êxodo 18.13-26.
- O trânsito pesado e veloz, os cruzamentos, aparecem descritos exatamente como hoje - Naum 2.4.
- A questão salarial e a responsabilidade trabalhista, são uma preocupação divina a tempos - Tiago 5.4.
- A mensagem através de "out-door" é uma citação bíblica detalhada - Habacuque 2.2
- O primeiro maratonista, correu contra um carro veloz "pilotado" por um rei e ganhou - I Reis 18.45-46.
- O "dia da noiva" mais longo durou um ano, e contou com uma preparação tão especial que até hoje é desconhecida - Ester 2.12.
- O nome mais comprido e estranho de toda Bíblia é: Maersalalhasbaz - filho de Isaías 8.3-4.
- Quem cortou o cabelo de Sansão não foi Dalila, mas um homem - Juízes 1 6.1 9.












Nenhum comentário:

Postar um comentário