18 de abr de 2011


Este comentário é apenas dois capítulo de uma das 24, apostilas de 60 a 96 pagina de nosso curso Teologia á Distancia
O QUE É TEOLOGIA?
Teologia é qualquer estudo que expresse o que a Bíblia ensina sobre qualquer assunto, pode ser considerada teologia? Não, a palavra “teologia” vem de duas palavras gregas que significam “Deus” e Logos. Logos significa a “palavra”. E a combinação de (Deus e Logos), temos assim a palavra “teologia”. que significa: Estudo sobre Deus.

I. DEFININDO O QUE É TEOLOGIA:
Velho Testamento foi escrito em língua hebraica e o Novo Testamento em língua Grega, assim sendo: a palavra teologia tem sua origem em dois vocábulos GREGOS, a saber. THEOS e LOGOS, os quais significam: estudo, ou tratado sobre Deus; isto que dizer que este vocábulo teologia significa: primeiro um estudo sobre Deus e suas obras. E em segundo lugar: um tratado a respeito de Deus e suas obras. Estas duas definições são as principais neste sentido; mas existem muitas outras definições importantes, que deve ser analisado.

Esta parte deve ser memorizada, pela seguinte razão: talvez, você comente com alguma pessoa ou mesmo com os seus amigos e parentes, que esta fazendo teologia, sabe que as pessoas são dadas a fazer perguntas, e se por ventura alguém te perguntar, o que é TEOLOGIA? Como ira responder se não memorizou nada sobre esse conteúdo.
Como já falamos em outros estudos: a memorização e a repetição da leitura é o primeiro passo para o êxito no aprendizado da palavra de Deus. Temos de enfrentar a realidade e fazer como Jorge Muller, que leu a Bíblia cerca de 200 vezes e 100 ele o fez de joelho, uma parte de sua Biografia esta no livro os Heróis da Fé.

Além desta definição acima, existem outras que podem ser objetos de reflexão para os que estudam teologia, mencionamos mais treze significados, de diferentes autores.

Vejam estes exemplos:
1º- Teologia é a ciência que estuda sobre Deus (José Grau).
2º- Teologia é um discurso racional acerca da deidade (Agostinho)
3º- Teologia é uma contemplação dos mistérios de Deus (Pierre Courthial).
4º- Teologia é a ciência de Deus e das relações entre Deus e o universo (H.Strong).
5º- Teologia é um estudo acerca de Deus baseado na experiência do homem com Deus (Langstom).
6º- Teologia é uma aproximação progressiva e parcial da expressão intelectual da verdade manifesta aos homens. (Bispo Westcon).
7º- Teologia é um discurso de um assunto específico, a saber, Deus (Chater).
8°- Teologia é a ciência da religião das coisas divinas (Lauro Bretor).
9º- Teologia é uma teoria a respeito de Deus (Abraão de Almeida).
10°- Teologia é a doutrina que Deus tem dado concernente a si mesmo e da nossa relação com ele (Concise Cyclopedia of, religious Knowledge).
11º- Teologia é a ciência que trata a respeito de Deus e do seu governo no mundo das relações e obrigações do homem para com Deus e da meditação de Jesus Cristo de um estado futuro dos passos necessários para alcançá-lo (T Johsnstone).
12º- Teologia é a ciência das coisas divinas (Dicitionay of The English Languase).
13º- Teologia é a doutrina ou ciência de Deus (Dicionário Bíblico Universal. Buckkand).

Escolha uma definição que lhe parece ser mais completa, e defina como o seu significado de teologia, ou dê a sua própria definição. As definições são uma forma de clarear o pensamento, mas não é um fim em si mesmo.
O estudante de teologia deve pesquisar as Escrituras predispondo-se a escutar toda a verdade que ela contém, certo de que se trata de um repositório único de verdades eternas outorgadas por Deus aos homens, no propósito de fazê-lo aproximar-se da divindade através do plano da redenção. (Divindade significa: a essência da natureza divina; ação e manifestação da presença do próprio Deus).

Conclusão: Teologia é o estudo sobre Deus, suas obras e revelações. Etimológicos, o termo teologia, segundo seus aspectos é composto de duas Palavras gregas: (THEOS – DEUS) – (LOGOS – PALAVRA). A expressão; tanto Cristo, a Palavra viva, como a Bíblia, a Palavra Escrita, são os Logos de Deus. Portanto teologia é uma (Logos, com Deus), ou seja, Theos-logos.
Logos é um estudo sobre a Pessoa de Deus, isto é, uma palavra, uma expressão sobre sua doutrina, sobre sua revelação sobre a sua pessoa. E também a palavra. Theos-logos, tem o significado de uma pessoa estudiosa, ou seja, profunda em conhecimento essa pessoa são os Teólogos. Embora não encontremos nas Escrituras a palavra Teologia, ela é bíblica em seu caráter. (Teologia – Theos Deus – Oráculos de Deus) em I Pe 4.11; Rm 3.2. Oráculo, 1º- Significa: uma mensagem de Deus. 2º- uma resposta da revelação divina para as necessidades dos homens. (O Logos de Theos - A Palavra de Deus Lc 8. 21).

II. TEOLOGIA SISTEMÁTICA:
A palavra “sistemática” se refere a algo que colocamos em um sistema de ordem sistematicamente organizados. Sistemática é uma maneira de facilitar o entendimento do que a Bíblia ensina; é importante fazer estudo sistematizado. Teologia sistemática é, então, a divisão da Teologia em um sistema organizado que explicam sua ordem como por exemplo: as doutrinas bíblicas não estão agrupadas em cada livro, um tema específico, se fosse assim, era fácil o entendimento das Escrituras; mas não é assim. Os assuntos e os temas e as doutrinas estão espalhados em todos os livros da Bíblia de Gênesis ao Apocalipse.
A Teologia Sistemática coleta todas as informações como, por exemplo: um estudo sobre Deus, sobre Jesus, sobre Espírito Santo e sobre os anjos. Pesquisando em todos os livros da Bíblia, e as organiza em temas específicos. Isto é a ação, ou seja, a organização dos ensinamentos da Bíblia em um sistemas de categorias.
Teologia Sistemática: é o estudo das doutrinas bíblicas de modo orgânico e estrutural apresentando a totalidade da revelação através de um sistema de doutrinas; quando agrupamos as verdades centrais da Bíblia através de um sistema de doutrina, temos então estabelecido um plano de teologia sistemática.
Teologia sistemática significa: a exposição de conhecimentos e dados sobre Deus, postos em ordem sistemática e progressivamente, descrevendo-se em sua ordem desde o principio.
Este curso é uma combinação de teologia Bíblica e sistemática, pois 90% de todo os comentários, em todas as matérias são embasado na palavra de Deus, com zelo para não contradizer os princípios das Escrituras Sagradas.
O estudo bíblico sistemático é o estudo pelo o método teológico: Pode definir se como o processo de investigação de um livro individual da Bíblia, ou a Bíblia em geral. Para reunir, comparar, e organizar as declarações das doutrinarias; seguindo as diretrizes deste método, podemos estudar.Não apenas um livro individual, mais a Bíblia inteira, também um tema doutrinário específico; faz se a investigação de todo um livro da Bíblia para se achar e considerar o material teológico explícito contido nele; o objetivo deve ser o de espremer cada gota do conteúdo doutrinário.

O estudo de tema pode ser à base de uma palavra, exemplo:
(1) Um exemplo: graça, lei, amor, vida, fé, pecado, mundo.
(2) Um elemento teológico. Ex: o Espírito Santo no livro de atos, Cristo na epistola de Paulo, a segunda vinda de Cristo em II Tessalonicenses e assim sucessivamente.
(1) A importância do estudo por método: método, é a maneira ordenada de fazer coisas corretas, é um procedimento seguindo passo a passo, destinado a levar o estudo a uma conclusão; o estudo por método não priva a mente de sua capacidade criadora quantos as idéias; pelo contrário, serve-lhe á como elemento disciplinador do desenvolvimento organizado do seu estudo.
Pode o Espírito Santo usar os elementos construtivos do estudo metódico das escrituras? – Certamente pode e o faz. Ao entrar no estudo bíblico por método, você irá aprender termos e idéias que lhe parecem novo, irá aprender passos a serem seguido muito importante no estudo bíblico por métodos. Á medida em que se seguem estes passos, você notará como o Espírito Santo iluminará a sua mente e mostrará a verdade, numa ação comparada á ação do sol e da chuva gerando fartura para o agricultor a partir da semente viva.
Assim como o método do agricultor (plantio e colheita), ajuda á ação do sol e da chuva a produzir abundantes colheitas, assim também o estudo metódico das Escrituras nos ajuda a receber a revelação da verdade através do Espírito Santo, de maneira progressiva e organizada. As doutrinas da Bíblia não são agrupadas em cada um livro um assunto, ou um tema especifico. Se assim fosse era muito fácil o estudo e o entendimento da Bíblia, mas isto não é assim. Os assuntos e os temas e as doutrinas, elas estão espalhadas em toda a Bíblia de Gênesis ao Apocalipse.
(2) O papel principal da teologia sistemática: é o de, agrupar as doutrinas da Bíblia, em temas específicos para melhorar a compreensão e o entendimento das Escrituras Ex: Moisés escreveu os cinco primeiros livros da Bíblia chamados de Pentateuco; mas lá no final da Bíblia em (Atos 7.22; e em Hb 11.23, 24,25; e ainda em Ap 15.3), falam sobre Moisés. Em (Gn 5.21-24) a Bíblia fala sobre Enoque, e também lá no penúltimo livro, precisamente em Judas no, v 14; está registrada em uma profecia que diz ser de Enoque.

(3) A Bíblia fornece verdades e fatos a respeito de Deus: Essas verdades esses fatos constituem as doutrinas da Bíblia. Como já falamos, a Teologia Sistemática é a organização metódica das doutrinas essencialmente bíblicas.
A teologia sistemática agrupa, as doutrinas da Bíblia, colecionando, comparando, investigando e estudando as verdades e fatos a respeito de Deus e suas obras.
A Bíblia é o livro da ciência de Deus: A Bíblia antecipa a ciência do mundo; quando ela fala sobre a terra suspensa sobre o vazio, o peso do vento, e as águas sobre as nuvens; fatos que os cientistas trabalharam muitos anos para descobrir; e só descobriram pouco tempo atrás, mas os homens de Deus já conheciam e escreveram sobre estes assuntos desde 1.521 anos a.C. (Jó 26:7-8; 28.25; Is 40.22).
Quando falou da Ursa e Orión, as duas constelações estelares bem visível em todas as latitudes, chamada de Ursa menor e Ursa maior. O menor o sete estrela e o maior é o Orion que significa: uma grande e brilhante constelação que se vê à noite no meio do céu (Jó 9.9; 38.31-32), tudo isto é prova da existência de um criador soberano e conservador do universo, a saber, o nosso Deus.

III. TEOLOGIA EXEGÉTICA:
Teologia Exegetica: é a que procura descobrir o verdadeiro significado das Escrituras, ela traz a verdadeira ortodoxia bíblica. Ortodoxia significa: verdadeira doutrina extraída da Bíblia Sagrada e considerada pela igreja. A seguir veremos alguns dos muitos termos que ajudam a explicar esta Ciência Bíblica tão Especial e necessária também para os nossos dias.

A palavra exegese deriva do grego: Exe - gese; e tem os seguintes significado: ex-trair, ex-ternar, exteriorizar, expor, explicar, e interpretar; também que dizer conduzir, guiar, a uma conclusão exata das coisas. Teologicamente é usada para, designar, explicar a interpretação texto. De um modo geral é a explicação de texto a fim de que possamos compreender o seu sentido correto em linguagem técnica. A exegese aponta para a interpretação de texto literário específico, os princípios gerais da exegese em tais interpretações são também chamados de principio de hermenêutica. No Antigo Testamento os sacerdotes eram interpretes oficiais das Escrituras (Ag 2. 10-13). E depois os escribas foram seus sucessores.
A exegese: é o estudo sistemático da palavra de Deus com o objetivo de extrair o sentido original dos textos; é uma tarefa histórica e cultural que procura entender a Palavra conforme ouvida pelos destinatários originais, procurando também descobrir qual era a intenção original na aplicação da palavra.

A primeira tarefa do Exegeta: é ler todo o texto com um pensamento interpretativo, isto é, fazendo perguntas ao texto
A tarefa do Exegeta na interpretação possui duas etapas:
(a) Escutar a palavra que os destinatários originais ouviram, procurando entender o que foi que eles ouviram lá naquela época.
(b) Ouvir esta palavra como sendo dirigida para hoje, agora, o pesquisador deve sempre trazer consigo certo objetivo em sua pesquisa, isto é um alvo.
A exegese consiste em compreender o texto em sua forma e em sua essência, compreendê-lo como literatura, por meio da análise literária, como produto histórico e cultural. A Exegese é a interpretação profunda de um texto bíblico, por meio da análise, investigativa, procurando descobrir os sentidos literários e figurativos do texto sagrado, para que podemos assim dar um significado correto, claro e objetivo da palavra de Deus.

O termo exegese como já falamos é: a interpretação, explicação e revelação de algo ligado ao humano, aos textos bíblicos e ao mundo. A exegese, portanto, existem desde o século II da Era Cristã. Orígenes, cristão egípcio escritor de nada menos que 600 obras. Foi um dos primeiro a usar esse método de Interpretação dos textos sagrados, afirmando que estes traziam uma clareza no sentido mais profundo de interpretação.

Exegética significa: interpretação e explicação principal e verdadeira da Bíblia. A Exegética é uma matéria em um curso de teológica, esta matéria chamada de EXEGÉTICA é uma apostila, ou um Livro que ensina fazer exegese.
Fazer Exegeses é necessário? Sim é necessários para os professores, pregadores, pastores, e todos quantos ensinam a Palavra de Deus, fazer a Exegese dos textos que vamos falar sobre eles isto é indispensável.
Por que é necessário fazer Exegeses? Exemplo, certo pregador ao terminar sua mensagem, elogiou o pregador do dia seguinte dizendo. Olha o pregador de a manhã o homem é bom ele é PhD. Pois bem ao descer do púlpito um de seus ouvintes foi ao seu encontro e lhe perguntou, Pastor o que significa? PhD, o Pastor não sabia não pode da a respos ao seu ouvinte, então o ouvinte lhe corrigiu dissemdo por que tentas ensinar o que não sabe.
Assim sendo vamos explicar o que é PhD: PhD é uma abreviação de uma sigla inglesa, que expressa academicamente uma pessoa, que fez Pós-graduação em Filosofia, nos países de língua inglesa. Quem tem pós-graduação em filosofia, significa. Ph. D - (Philosophy Doutor). Traduzindo em português significa: Doutor em filosofia. Obs. que o H, é o q fica dentro da palavra Ph. Significa: (Philosophy)- e D - (Doutor).

Conclusão: Como fazer a Exegese? É necessário ter conhecimento de hermenêutica, um dicionário de língua portuguesa, um dicionário Bíblico, ou, uma Pequena Enciclopédia Bíblica. E pelo menos três traduções de Bíblia. Depois: leia todos os textos, que vai falar sobre ele, e interprete cada palavra e dê o significado de cada assunto, ou palavra do texto; Isto quer dizer, que é necessário explicar tudo corretamente; pois se alguém te perguntar alguma coisa sobre o texto que estás ensinando, deve estar pronto para responder corretamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário