13 de jun. de 2011


VOCÊ FAZ PARTE DA IGREJA VERDADEIRA?
Quando se realiza a união entre Jesus Cristo e o pecador, estabelece-se naturalmente uma relação de fraternidade entre aqueles que estão em comunhão com Cristo. Uma reunião de cristãos é, portanto, resultado da obra redentora do nosso Salvador, é a comunidade de todos aqueles que estão em direta relação com Deus. É a Igreja. Essa comunidade é designada de várias maneiras no Novo Testamento; mas o seu mais importante título, e mais característico, é o de “Igreja”. Este nome ocorre mais de cem vezes no Novo Testamento. A palavra grega que está traduzida por Igreja (Eclésia), significa uma assembleia ou congregação.

MAS AFINAL, QUAL A IGREJA VERDADEIRA? Depois de mais de dois mil anos que Jesus materializou a Igreja, sempre surge à pergunta: “Qual é a Igreja Verdadeira?”. Essa pergunta nem deveria existir, nossa preocupação deveria ser primeiro com nossa salvação e das pessoas que estão sem Jesus. Mas já que insiste tanto, a resposta deve ser com base em parâmetros bíblicos e não em suposições humanas.

ALGUNS PARAMETROS QUE IDENTIFICAM A IGREJA VERDADEIRA
1º - JESUS CRISTO É O FUNDAMENTO:
A Igreja Verdadeira deve ter um fundamento sólido. Este fundamento só pode ser Jesus Cristo.
Jesus perguntou aos discípulos: “... quem dizeis que eu sou? Respondeu-lhe Simão Pedro: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”. Jesus confirmou: “... Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que te revelou, mas meu Pai, que está nos céus. Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mt 16.15-18).

A Pedra é a confissão de Pedro “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”. Ou seja, a Pedra é Jesus. Sem entrar em discussões intermináveis, podemos afirmar que Jesus jamais fundaria sua Igreja sobre um ser tão falível como o homem. Paulo na carta aos Efésios não deixa margem para dúvidas, A Pedra é Jesus e é Ele que mantém o edifício (Igreja) seguro e crescendo “Assim, pois, não sois mais estrangeiros, nem forasteiros, antes sois concidadãos dos santos e membros da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, sendo o próprio Cristo Jesus a principal pedra da esquina; no qual todo o edifício bem ajustado cresce para templo santo no Senhor” (Ef 2.19-21).

O apóstolo Pedro diz sobre a Pedra na qual a Igreja está firme: “... Este Jesus é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta como pedra angular” (At 4.11). Apóstolo Paulo diz que ninguém pode por outro fundamento: “Porque ninguém pode colocar outro fundamento além do que já está posto, que é Jesus Cristo” (I Co 3.11).

2º- JESUS É O CABEÇA DA IGREJA:
Na Igreja Verdadeira Jesus é a maior autoridade. “A vós graça e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e da do Senhor Jesus Cristo! As bênçãos de Deus em Jesus Cristo, autor da nossa redenção e cabeça da igreja” (Ef 1.2). “Que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dos mortos, e pondo-o à sua direita nos céus, acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas, também, no vindouro; e sujeitou todas as coisas aos seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja, que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos” (Ef 1.20-23).
Todos os que são Igreja Verdadeira são membros do corpo de Cristo e todo tem grande importância para Deus: “... De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele. Ora vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular” (I Co 12.26).

3 - A ADORAÇÃO E CULTO SÓ AO SENHOR:
Adorar e prestar culto só a Deus. A Igreja Verdadeira não adora a outro deus ou divindade, ou imagem.
“Não terá outros deuses diante de mim” (Ex 20.3).
“Confundidos sejam todos os que servem imagens de escultura, que dão gloria a ídolos inúteis...” (Sl 97.7).
“Jesus lhe disse: “Retire-se, Satanás, pois está escrito: Adore só ao Senhor, Deus, e só a Ele preste culto” (Mt 4.11).
João 4.23.24: Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.
Nenhum dos apóstolos aceitava adoração, eles sabiam que só Deus é digno de tal honra. O apóstolo Pedro ao chegar à casa do centurião Cornélio: “E aconteceu que, entrando Pedro, saiu Cornélio a recebê-lo, e, prostrando-se aos seus pés, o adorou. Mas Pedro o levantou, dizendo: Levanta-te, que eu também sou homem” (At 10.25-26).
Barnabé e Paulo, na cidade de Listra, foram considerados deuses e o povo queria adorá-los; veja a reação deles: “... Nós, também, somos homens como vós, sujeitos às mesmas paixões, e vos anunciamos que vos convertais dessas vaidades, ao Deus vivo, que fez o céu, e a terra, e o mar, e tudo que neles há.” (At 14.15). Nem os anjos aceitam adoração, e ensinam quem deve ser adorado: “E eu, João, sou aquele que vi e ouvi estas coisas. E, havendo-as ouvido e visto, prostrei-me aos pés do anjo que me mostrava, para adorá-lo. E disse-me: Olha, não faças tal; por que eu sou conservo teu e dos teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus” (Ap 22.8-9).

4 - JESUS É O SALVADOR:
Na igreja verdadeira só há um salvador, Jesus.“Pois na cidade de Davi nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor” (Lc 2.11). “Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo” (Fp 3.20). “Disse-lhes Jesus: Eu Sou o caminho, e a Verdade, e a Vida. Ninguém vem ao Pai senão por Mim” (Jo 14.6). “Porque assim vos será concedida entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo” (II Pe 1.11). “E vimos, e testemunhamos que o Pai enviou seu Filho para Salvador do mundo” (I Jo 4.14).
Na igreja verdadeira Jesus deve ser o único intermediário. “Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo o homem” (I Tm 2.5).

5 - O HOMEM SÓ VIVE UMA ÚNICA VIDA:
Quem faz parte da Igreja Verdadeira, sabe que cada homem vive apenas uma vida. “Da mesma forma, como o homem está destinado a morrer uma só vez e depois disso enfrentar o juízo” (Hb 9.27). Então quem faz parte da Igreja Verdadeira sabe que deve buscar a salvação nessa vida, porque não há outra oportunidade.

6 - CRÊ NA RESSURREIÇÃO FÍSICA DE JESUS:
Os cristãos verdadeiros crêem na ressurreição física de Jesus, porque é assim que a Bíblia ensina. “Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo: apalpai-me e vede; pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho” (Lc 24.39).
“E todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que está já no mundo” (I Jo 4.3).

7 - CRÊ NA RESSURREIÇÃO DOS SANTOS E NO ARREBATAMENTO:
A Igreja aguarda ansiosa a vinda de Jesus. Será o arrebatamento, uma festa para os salvos. “Porque o mesmo Senhor descerá do céu, com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor” (I Ts 4.16.17).

08 - NA IGREJA VERDADEIRA A BÍBLIA SAGRADA É A ÚNICA REGRA NORMATIVA DE FÉ E PRÁTICA:
Não há nova revelação, tradição, profecia, anjo ou homem algum que possa trazer algo que seja colocado acima ou em igualdade com a Palavra de Deus, que é a Bíblia Sagrada. “Jesus respondeu: vocês estão enganados! Pois não conhecem as Escrituras, nem o poder de Deus” (Mc 12.24).
“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam” (Jo 5.39). “Mas ainda que nós ou um anjo dos céus pregue um evangelho diferente daquele que lhes pregamos que seja amaldiçoado! Como já disse, agora repito: Se alguém anuncia um evangelho diferente daquele que já receberam, que seja amaldiçoado!” (Gl 1.8-9).

09. A IGREJA VERDADEIRA TEM UNIDADE:
A unidade da igreja procede do único Deus, através do Espírito Santo:
“Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andem como é digno da vocação com que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros, em amor, procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; Um só Senhor, uma só fé, um só batismo; Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos, e em todos” (Ef 4.1-6).

Todos os que pertencem verdadeiramente à igreja são um só povo e, portanto, a Igreja Verdadeira será distinguida por sua unidade. Unidade nas doutrinas fundamentais do cristianismo. Unidade na adoração a um só Deus, unidade na aceitação do sacrifício de Jesus e unidade na direção do Espírito Santo.
A verdadeira unidade no Espírito Santo de todo o povo regenerado é um fato independente da desunião denominacional exterior. O chamado para a unidade no Novo Testamento é, portanto, uma ordem para manter a unicidade fundamental da vida que o Espírito concedeu através da regeneração “Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vinculo da paz” (Ef 4.3).

10- ASSIM PODEMOS DIZER QUE:
- A Igreja Verdadeira está edificada na Rocha, que é Jesus.
- Jesus é Cabeça da Igreja Verdadeira;
- A Igreja Verdadeira não idolatra pessoas mortas ou vivas, adora e presta culto somente ao Senhor Deus;
- Na Igreja Verdadeira há um único mediador entre Deus e os Homens, Jesus;
- Na Igreja Verdadeira há um único Salvador, Jesus;
- Na Igreja Verdadeira ninguém aceita ser adorado ou idolatrado. Apenas Deus é digno de adoração;
- Na Igreja Verdadeira, todos são remidos pelo Sangue de Jesus;
- A Igreja Verdadeira crê que Jesus ressuscitou em corpo físico;
- A Igreja Verdadeira crê na ressurreição dos santos e no arrebatamento e que todos os salvos irão morar com o Senhor. Não há um grupo de Elite entre os salvos, todos estarão juntos com Cristo;
- Na Igreja Verdadeira a Bíblia é a única regra de fé e prática.

CONCLUSÃO:
Você faz parte dessa Igreja que é coluna e firmeza da verdade? Você pertence à Igreja que sabe para onde vai? Não sei a que Igreja ou denominação você pertence. Mas saiba que não existe nenhuma organização religiosa no mundo que possa atribuir para si à certeza de que ela é a Igreja Verdadeira.
A igreja Verdadeira é aquela que custou o precioso sangue de Jesus. Jesus não morreu por uma organização, morreu por pessoas que o aceitem como Único e Suficiente Salvador.
A nossa união em uma organização é necessária para aprendizado e fortalecimento do corpo de Cristo, que somos nós cristã. Quem compartilha do mesmo Salvador deve também partilhar juntamente com pessoas que tem a mesma fé.

É assim que se forma a Igreja composta de pessoas que seguem a Deus em sinceridade de coração. Que não são perfeitos, mas, tem um coração que está sempre pronto a ser moldado por Deus.
No céu não há lugar para Placa de Igreja. Há lugar para os santos, os que aqui na terra foram Templo do Espírito Santo, não importando a que organização religiosa faziam parte.
Todos os que seguem os padrões bíblicos fazem parte da Grande e Verdadeira Igreja. Esta união doutrinária forma a Igreja Invisível, que no céu será visível a todos que perseverarem até o fim.
Não fique preocupado em saber se a Igreja que você faz parte é a Igreja Verdadeira, fique preocupado em saber se você é Igreja Verdadeira. Procure sentir se você é morada do Espírito Santo. Se você é, então você é Igreja Verdadeira. Lembre sempre, a salvação é individual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário