3 de dez. de 2017

O VERDADEIRO DISCÍPULO DE JESUS


 O VERDADEIRO DISCÍPULO DE JESUS
A Grande Comissão de Jesus é: Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, (Mt 28:19; Mc 16:15-18; Lc 24:44-49).
I - Há uma diferença entre ser cristão e ser discípulo: (Lc 14: 25-33). Jesus Cristo veio a este mundo com a missão dada pelo Pai, para salvar os pecadores, derramando o seu sangue na cruz do calvário, e através do seu sacrifício expiatório na cruz, estabeleceu o seu reino entre os homens. Formando um grupo de seus seguidores, aos quais foram chamados de cristãos, que são aqueles que seguem os ensinamentos do Senhor Jesus.
II - A designação de cristão: Cristãos são todos aqueles que creem na pessoa do Senhor Jesus, na sua história, no seu sacrifício expiatório, na sua ressurreição, nos seus ensinamentos, os que professam o seu nome, como o seu Salvador pessoal. Ser cristão é uma benção; carregar esse nome e desfrutar de muitas benções, como também é muito diferente das religiões pagãs. No Novo Testamento aparece apenas três vezes o nome cristão: Originalmente deve ter sido por que era um termo que servia de escárnio e zombaria das pessoas naquela época. Essa designação dos primeiros seguidores de Cristo como cristãos surgiu de pessoas não cristãs em Antioquia. O termo em si quer dizer um seguidor de Cristo (At 11:26). E sucedeu que todos os anos se reuniram naquela igreja e ensinaram muita gente. E em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos veja só textos (At 11: 26; At 26:28; 1 Pe 4:16).
   Atualmente, o termo cristão tem perdido parte de seu verdadeiro significado como seguidor de Cristo. Para alguns, cristão significa pouco mais que um nome que distingue a pessoa em relação à outra, enquanto que para outras pessoas passou a ser nome de uma denominação especifica. Entretanto, seu significado original é nobre, do qual todo seguidor de Cristo deve orgulhar-se.
III - Hoje ser chamado de cristão é muito genérico, qualquer pessoa pode ser um cristão: Há alguns anos atrás éramos tachados pela a sociedade, com nomes pejorativos de protestantes, um povinho, crente, e ainda éramos motivo de muitas chacotas e preconceitos.
   Na escola, no trabalho, quando se perguntava se tinha algum crente, uns dois crentes com muita vergonha levantavam a mão entre risos preconceituosos dos colegas. Foram tempos difíceis de manifestar a fé em Cristo.
   Hoje estamos em uma fase mais tranquila, temos até privilégios em ser cristão, somos chamados de evangélicos; porque hoje em dia tem se convertido muitas pessoas importantes da sociedade. Mas por outro lado essa situação nos traz muitas responsabilidades. Precisamos ter cuidados nessa fase tão gloriosa, somos o povo que mais conhece o Evangelho. Isso sem falar que somos também o país com o maior número de crentes batizados com o Espírito Santo. Também estamos hoje; entre as nações mais evangelizadas do mundo.
    Essa é uma razão que nos deixa em uma situação muito delicada e vergonhosa para nós, se com tudo isso não fizermos a diferença. Mas porque não fizermos a diferença? É porque ainda somos indiferentes, corruptos, sensuais, idólatras e etc. Pois, hoje estamos vivendo um evangelho barato, venha do jeito que está e permaneça assim, basta mudar para nossa igreja.
A designação de discípulo: A palavra discípulo tem o significado de aprendiz, e seguidor de Jesus. No Novo Testamento aparece 272 vezes. Mas ser discípulo de Jesus é mais importante do que só ser um cristão comum, (Lc 14: 25-33).
   O discípulo de hoje é um auxiliar, é aquela pessoa que quer ser um obreiro, ele é um aprendiz.
IV - O discípulo verdadeiro ele é comprometido: Pois ele é um aprendiz, um seguidor de seu mestre (Lc 14:25-33).
1º- O discípulo verdadeiro é comprometido com Jesus, com a sua Obra, e com os seus ensinamentos. Ele coloca todas as coisas em segundo plano, até a sua própria vida e família. (v26). Se alguém vier a mim e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. Jesus disse: “Se alguém quiser ser meu discípulo, negue-se a si mesmo, tome a cada dia a sua cruz e siga-me.” (Mc 8:34). Negar-se a si mesmo: Isso significa renúncia: Nos temos que renunciar muitas coisa para a agrada a Deus. Mentira, orgulho, avareza, sensualidade, muitas outras coisas tão sutis que tenta minar nossa fé. Mas é tempo de renunciar por amor a Jesus, até o seu próprio querer como fez Abraão que entregou o que lhe era mais precioso. Mas abençoou todas as famílias com a sua decisão.
2º- O Discípulo verdadeiro permanece na palavra: (Jo 8:31). Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente, sereis meus discípulos. Muitas pessoas chegam a Jesus atrás de uma benção, depois que recebem se afastam totalmente. Querem a benção, mas não querem o abençoador.    
   Para sermos um discípulo verdadeiro é necessário: Querer Jesus Ele não obriga ninguém, é uma escolha nossa. Muitos querem ser evangélicos, mas não querem seres discípulos autênticos de Jesus. Quando o discurso de Jesus pesou, muitos foram embora. Mas os discípulos verdadeiros permaneceram, veja em (Jo 6: 60-70).
3º- O discípulo verdadeiro ele carrega a sua cruz: Alem de seguir os ensinamentos, ele tem que carregar a cruz, (v27). E qualquer que não levar a sua cruz e não vier após mim não pode ser meu discípulo.  
   Jesus disse tomar a sua cruz e siga-me: Mas para isso temos que esvaziar o nosso Eu. “Não mais eu, mas Cristo vive em mim.” (Gl 2:20). Tomar a cruz de Cristo, é viver com Ele, é dizer como Paulo disse não, mas, vivo eu, mas Cristo vive em mim.
(a) Muita gente quer o título e a posição, mas não quer pagar o preço. Certa vez um novo obreiro admirando um conhecido pregador da Palavra, no seu coração desejou aquela posição.
   E na mesma hora o Espírito Santo falou com ele dizendo. Você não sabe o preço que ele tem pagado por aquela posição, ele humildemente se alinhou ao propósito de Deus. Só em seguir Jesus já tem um preço apagar, resta saber se estamos dispostos a pagá-lô.
Cada um de nós precisamos saber que temos que sacrificar o nosso Isaque, quais são as suas riquezas para entregar, (no caso do jovem rico), e melhor ainda Deus conhece e sonda nosso coração.
4º- O Discípulo tem amor ao próximo: (Jo 13:35). Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.
(a) A identificação do discípulo de Jesus é o amor, (Rm 12:10).  Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros. Porque ter um nome de cristão e não amar é apenas religiosidade barata, sem compromisso.
5º- O Discípulo de Jesus deve produzir frutos. (Jo 15: 8). Nisto é glorificado meu Pai: que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos. Além de dar fruto, tem que dar muitos frutos, e que os frutos permaneçam (Jo 15:2; 15:8; 15:16). Aqueles que produzem muitos frutos são verdadeiro discípulo de Jesus.
(a) O discípulo verdadeiro não é identificado pelo cargo, ou pela credencial, mas pelos frutos (Mt 7:20). Portanto, pelos frutos os conhecereis.
V - Há uma diferença entre discípulo e apóstolo: A palavra discípulos se refere a um aprendiz. A palavra “Apóstolo” se refere a alguém que já aprendeu é enviado. Apóstolo significado literal ‘enviado’, dando a ideia de ser representante de uma pessoa que enviou, o apóstolo é um enviado, um delegado, um embaixador. Os discípulos foram 84, mas nem todos os discípulos foram apóstolos.
   Segundo o Evangelho de Lucas: Naqueles dias, retirou-se para o monte, a fim de orar, e passou a noite orando a Deus. E, quando amanheceu, chamou a si os seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu também o nome de apóstolos (Lc 6:12.13). Os primeiros discípulos de Cristo passaram por um processo de treinamento para se tornarem Apóstolo e alcançar a capacidade de cumprir o ide de Jesus. Eles passaram por um período de aprendizados: Depois Jesus deu autoridade, ou poder, aos apóstolos e designou, enviando os doze para pregar, curar aos enfermos e expulsar os demônios (Mt 10:1; 10: 5-8; Mc 3:13-15; 6:7; Lc 9:1-6):
 1º- Discípulo é um seguidor de um personagem principal. Ou um seguidor de um "mestre”.
2º- Apóstolo é o nome de dozes dos 84, discípulos de Jesus, que foi escolhido para serem os seus apóstolos.
3º- Os apóstolos foram enviados por Jesus para pregar o Evangelho, inicialmente apenas aos judeus e depois também aos gentios.
    Segundo Lucas: "Ele chamou para si os seus discípulos, e dentre eles escolheu doze, a quem ele deu o nome de apóstolos" (Lc 6:13). 
    A lista original dos doze apóstolos está em (Mt 10:2-4). Eram homens comuns a quem Deus e Jesus usou de maneira extraordinária.
    Após testemunharem a ressurreição e a ascensão de Jesus ao Céu, o Espírito Santo lhes concedeu poder para fazerem milagres e muitas maravilhas (At 17:6).
VI – O número dos apóstolos oficiais de Jesus: A Bíblia dá a lista dos 12 primeiros apóstolos em (Mc 3:16-19; Lc 6:13-16).
   Ao comparar as três passagens, há algumas pequenas diferenças. Aparentemente, Tadeu também era conhecido como “Judas, filho de Tiago” em (Lc 6:16). E Simão, o Zelote também era conhecido como Simão, o Cananeu. 
   O número oficial dos apóstolos está nesta listado em (Mt 10:2-4): Ora, os nomes dos doze apóstolos são estes:
Primeiro, Simão, por sobrenome Pedro 1).
E seu irmão André (2).
 Tiago (3) filho de Zebedeu João seu irmão (4).
Filipe (5). Bartolomeu (6). Tomé (7). Mateus (8), o publicano, coletor de impostos. Tiago, filho de Alfeu (9). Tadeu (10). Simão, o Zelote (11).Judas Iscariote o que traiu (12). 
Quando Judas Iscariote o que traiu foi e se enforcou então levantaram outro apóstolo Matias (13): Matias foi substituto dJudas Iscariote, entre os doze apóstolos (At 1:20-26).
   Após a morte de Judas. Pedro propôs que os discípulos escolhessem alguém para substituir o traidor. Pedro sugeria certas qualificações para o novo apóstolo.
A primeira condição: Ele teria de ter conhecido a Jesus. A segunda condição: Ele teria que “conhecer o batismo de João, (At 1:15-22).
A terceira condição ele teria de ser: “Testemunha conosco de sua ressurreição” (At 1:22).
   Dois homens satisfaziam estas qualificações: José, apelidado de Justo, e Matias (At 1:23). “Lançaram sortes” para decidir a questão e a sorte recaiu sobre Matias. 
O nome Matias é uma variante do hebraico Matatias, que significa “dom de Deus”: Infelizmente, a Bíblia nada diz a respeito do ministério de Matias. Nem sobre sua morte. Mas há uma informação que aparentemente foi apedrejado e decapitado em Jerusalém.
Paulo de Tarso  (14º) o apóstolo dos gentios, não foi testemunha ocular de Jesus Cristo, mas convertido através de visões de Jesus ressuscitado, se tornou um dos mais ardentes apóstolos do cristianismo. 
Lucas (15º), que não conheceu Jesus, era médico (e falava grego e latim) foi discípulo de Paulo de Tarso (que também não foi testemunha ocular de Cristo). Foi Lucas quem fez uma pesquisa criteriosa para ordenar os fatos e os ensinos do Mestre, baseando-se boa parte dela nas lembranças de Maria, mãe de Jesus. 
    O livro de Atos dos Apóstolos, que vem logo depois do Evangelho de João, fala das atitudes dos apóstolos após a crucificação de Jesus, começando com o evento chamado de Pentecostes, e continuando mais atento à vida e às viagens do apóstolo Paulo, abrangendo um período de mais de trinta anos após a morte de Jesus. 
 Marcos (16º), denominado também como João Marcos, escreveu depois da crucificação de Jesus, baseado nas lembranças do apóstolo Pedro, de quem foi parceiro nas pregações. Marcos foi arrastado e despedaçado pela população de Alexandria, na grande solenidade do ídolo Serapis.
VII - O verdadeiro discípulo deve ser chamado e escolhido:
Texto básico: (Mt 20:16). Assim os derradeiros serão primeiros, e os primeiros derradeiros; porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos. Para melhor compreendermos essa diferença, vamos primeiramente entender o significado da palavra chamado: Chamado tem o significado de convidado, a palavra escolhido tem o significado selecionado. Agora que conhecemos o significado das palavras, vamos entender as suas diferenças.
1º- Chamados por Deus. “Ser chamado por Deus” é uma coisa certa, pois Deus é Justo e pela sua justiça chamará todas as pessoas, para serem salvos. Você que está aqui hoje trabalhando na obra de Deus, foi porque respondeu ao “chamado do Senhor”.
   Alguém um dia, lhe fez um convite todo especial, e você aceitou. Mas quantas pessoas já foram convidadas e não responderam ao “Chamado do Senhor”? Ou seja, não aceitaram o convite.
2º- Ser escolhidos por Deus vai além do chamado: Diz a palavra de Deus em (Jo 15:16). Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vos conceda. (Lc 6:12-13). E aconteceu que naqueles dias subiu ao monte a orar, e passou a noite em oração a Deus. “E, quando já era dia, chamou a si os seus discípulos, e escolheu doze deles, a quem também deu o nome de apóstolos”

Nenhum comentário:

Postar um comentário