26 de ago. de 2021

POLITICAMENTE A DIREITA DE DEUS

Politicamente a mão direita, ou ao lado direito, ou ainda na destra de Deus é o lada correto da posisão do verdadeiro cristão: A bíblia nós mostra muitas referencias com essa expressão, e declara que a vida eterna é para quem estiver ao lado direito de Deus, e o castigo eterno para quem estiver ao lado da esqueda em (Mt 25:31-46). A bíblia apresenta até a intenção do coração das pessoas, como agem um coração bom, e um coração mau, veja em (Eclesiastes 10:2): “O coração do sábio se inclina para o lado direito, mas o do tolo para o da esquerda”.

 1.1º- Vamos interpretar o texto bíblico literal, simbólico e espiritual, como diz o texto em (Eclesiastes 10:2): O coração do sábio se inclina para direita e do tolo para esquerda. Existem várias referencias Bíblica  que mostra que o posicionamento político correto é o lada da direita, e que o lada da esquerda está errada e quem segue é tolo. Podemos ajudar a entender melhor o que diz a bíblia no sentido literal, como também no sentido espiritual, sobre esse tema politicamente correto!

(a) O significado da direita e da esquerda na bíblia. Na bíblia à direita, era considerado o mais hábil. Hábil significado ágil: que possui habilidade destreza, esperto, fala de pessoa que consegue resolver as dificuldades que busca. Isso porque pensavam as pessoas que a maioria dos destros ou dos canhotos tinha dificuldade em ação. Essa figura era bem compreendida neste sentido. A mão direita, ou o lado direito, da maioria das pessoas tinha mais habilidade que a da esquerda. Essa simples observação natural cria essa figura de linguagem comparativa entre a direita e a esquerda.

(b)  O lado direito também era usado como figura de honra, prestígio e poder. No (Salmos 45:9). “Filhas de reis se encontram entre as tuas damas de honra; à tua direita está a rainha adornada de ouro finíssimo de Ofir”. Esses eram basicamente os conceitos usados para direita e esquerda na época de Salomão.

(c) O significado da direita e esquerda em (Eclesiastes 10:2): Aqui temos uma comparação que Salomão fez como agem um coração bom, e um coração mau, em (Ec 10:2): “O coração do sábio se inclina para o bem, mas o coração do tolo, para o mal”.

(d) Aqui temos o real significado da expressão e da interpretação correta do texto bíblico: É uma comparação que diz respeito a sua inclinação de fazer o bem ou o mal. Essa explicação é real tanto no sentido literal, simbólica como espiritual. Podemos aplica-la tanto literalmente como espiritualmente em todas as árias de nossas vidas.

(e) Politicamente este termo era utilizado no Antigo Testamento. Como por exemplo: no (Sl 110:1). Na Bíblia quem estar do lado direito "é identifica, como estando em um lugar especial de honra". Encontramos na Bíblia uma diversidade de  linguagem figuras dentre tantas, a maioria delas serve para dar ênfase ao que foi escrito. Por ser a Bíblia rica em linguagem figuras, devemos ter cautela para não interpretarmos de forma erradamente certas expressões. Pois a má interpretação pode nos levar a confusão. Cabe ao crente discernir a palavra de Deus respeitando o texto e contexto histórico de cada passagem, lembrando que toda a Bíblia está em harmonia, ela não se contradiz.

A Bíblia mostra os dois lados o da direito e o da esquerda. Veja em (Mt 25:31-46):  v31 E, quando o Filho do Homem vier em sua glória, e todos os santos anjos, com ele, então, se assentará no trono da sua glória; v32 e todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta os bodes das ovelhas”.v33 E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda.v34 Então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o Reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; v35 porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; v36 estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me. v37 Então, os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome e te demos de comer? Ou com sede e te demos de beber? v38 E, quando te vimos estrangeiro e te hospedamos? Ou nu e te vestimos? v39 E, quando te vimos enfermo ou na prisão e fomos ver-te? v40 E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que, quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes. v41 Então, dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos.  v42 porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber;v43 sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e estando enfermo e na prisão, não me visitastes.v44 Então, eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão e não te servimos? v45 Então, lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim. v46 E irão estes para o tormento eterno, mas os justos, para a vida eterna.

Comentário sobre o texto em (Mt 25:31-41): é um discurso feito por Jesus com respeito as Ovelhas e os Bodes, este discurso se refere ao Julgamento das Nações, mais também podemos aplicar pessoalmente a cada pessoa, por que existem muitas referencias com essa expressão. É uma mensagem que fala sobre o Juízo Final, é a divisão das pessoas no mundo, os bem-aventurados, serão acolhidos pelo Pai, e os maldiçoados, são rejeitados e expulsos do paraíso. Veja o que diz o versículo, v41 Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos. A divisão é diretamente baseada em bondade e misericórdia feitas pelas pessoas em prol dos menos afortunados. Jesus identifica essa bondade como bondade para consigo mesmo.

 1.2º- O Lado direito de Deus, ou destra de Deus, ou ainda á mão direita de Deus: é uma expressão utilizada para designar quem vai esta com Deus no Céu. Tradicionalmente é uma posição de honra mencionada, como sendo o lugar de Jesus Cristo, (por exemplo, em (Mt 22:44): v44 Disse o Senhor ao meu Senhor:Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés. (Mc 16:19): v19 Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu e assentou-se à direita de Deus. (Lc 22:69) v69 Desde agora, o Filho do Homem se assentará à direita do poder de Deus. (Atos 2:34): 34 Porque Davi não subiu aos céus, mas ele próprio diz: Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita.

 

1.3º- Mão direita na bíblia é símbolo de retidão e justiça: O salmista expressou: (Salmos 48:10). “ó Deus (…) a tua mão direita esta cheia de justiça”. E em outra versão da bíblia a passagem diz assim: “ó Deus (…) de retidão está cheia a tua destra”. Em (Êxodo 15:6): “Senhor, a tua mão direita foi majestosa em poder”. Senhor, a tua mão direita despedaçou o inimigo. Em (Levítico 14:25-28): v25 Então, degolará o cordeiro da expiação da culpa, e o sacerdote tomará do sangue da oferta pela expiação da culpa, e o porá sobre a ponta da orelha direita daquele que tem de purificar-se, e sobre o dedo polegar da sua mão direita, e sobre o dedo polegar do seu pé direito.v26 Também o sacerdote derramará do azeite na palma da sua própria mão esquerda; v27 depois, o sacerdote, com o seu dedo direito, espargirá do azeite que está na sua mão esquerda, sete vezes perante o Senhor; v28 e o sacerdote porá do azeite que está na sua mão na ponta da orelha direita daquele que tem de purificar-se, e no dedo polegar da sua mão direita, e no dedo polegar do seu pé direito, no lugar do sangue da oferta pela expiação da culpa. (Salmos 45:9), v9 As filhas dos reis estavam entre as tuas ilustres donzelas; à tua direita estava a rainha ornada de finíssimo ouro de Ofir. No (Salmos 18:35): Tu me dás o teu escudo de vitória; tua mão direita me sustém; desces ao meu encontro para exaltar-me. No (Salmos 20:6); v6 Agora sei que o Senhor salva o seu ungido; ele o ouvirá desde o seu santo céu com a força salvadora da sua destra. (Salmos 60:5), v5 Para que os teus amados sejam livres, salva-nos com a tua destra e ouve-nos. (Salmos 63:8),v8 A minha alma te segue de perto; a tua destra me sustenta. (Salmos 110:1): O Senhor disse ao meu Senhor: “Senta-te à minha direita até que eu faça dos teus inimigos um estrado para os teus pés”.  (Salmos 118:15.16):  Alegres brados de vitória ressoam nas tendas dos justos: “A mão direita do Senhor age com poder”. (Isaias 41:10): v10 não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te esforço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça. (Isaias 41:10): Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa. Em (Ezequiel 10:3): v3 E os querubins estavam ao lado direito da casa, quando entrou aquele homem; e uma nuvem encheu o átrio interior. Em (Mt 22:44): v44 Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos debaixo dos teus pés. Em (Mc 12:36): v36 O próprio Davi disse pelo Espírito Santo: O Senhor disse ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés. Em Mc 16:19): Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu e assentou-se à direita de Deus. Em (Lucas 1:11): Então, um anjo do Senhor lhe apareceu, posto em pé, à direita do altar do incenso. Em (Atos 2:33): De sorte que, exaltado pela destra de Deus , ou à direita de Deus, ele recebeu do Pai o Espírito Santo prometido e derramou o que vocês agora veem e ouvem. (Atos 3:7), v7 E, tomando-o pela mão direita, o levantou, e logo os seus pés e tornozelos se firmaram. (Atos 7:56), v56 e disse: Eis que vejo os céus aberto  e o Filho do Homem, que está em pé à mão direita de Deus. Em (Rm 8:34): Quem os condenará? Pois é Cristo quem morreu ou, antes, quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós. Em (Ef 1:19-20): E a incomparável grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, conforme a atuação da sua poderosa força. Esse poder ele exerceu em Cristo, ressuscitando-o dos mortos e fazendo-o assentar-se à sua direita, nas regiões celestiais, muito acima de todo governo e autoridade, poder e domínio, e de todo nome que se possa mencionar, não apenas nesta era, mas também na que há de vir. Em (Colossenses 3:1): Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.  Em (1 Pe 3:22): Que subiu aos céus e está à direita de Deus; a ele estão sujeitos anjos, autoridades e poderes. (Apocalipse 1:16), v16 E ele tinha na sua destra sete estrelas; e da sua boca saía uma aguda espada de dois fios; e o seu rosto era como o sol, quando na sua força resplandece. (Ap 1:20), v 20 O mistério das sete estrelas, que viste na minha destra, e dos sete castiçais de ouro. (Ap 2:1), v1 Escreve ao anjo da igreja que está em Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas. No (Ap 5:7): Ele se aproximou e recebeu o livro da mão direita daquele que estava assentado no trono.

Concluimos afirmamos: que tudo que é de Deus é da Direita. Pois a bíblia declara que a vida eterna é para quem estiver ao lado direito de Deus, e o castigo eterno para quem estiver ao lado da esqueda em (Mt 25:31-46).


Nenhum comentário:

Postar um comentário