4 de jan. de 2021

Os cincos segredos dos bons pregadores

Os cincos segredos dos bons pregadores

1º- Segredo – Avalie se realmente você tem o chamado para esse ministério: Todos nós temos o chamado de Deus para pregar o Evangelho, para anunciar as boas novas da salvação (Marcos 16:15). No entanto, algumas pessoas são chamadas por Deus para pregar esse Evangelho de uma forma especial, através da exposição da Palavra de Deus seja em um púlpito de uma igreja, num pequeno grupo, ou até mesmo em uma reunião evangelística ao ar livre. É muito importante que a pessoa que deseja ser um pregador (a) da palavra entenda se tem realmente esse chamado.

Uma das formas de se saber isso é analisando o próprio coração: Você tem um grande desejo de ensinar as pessoas sobre as coisas de Deus? Gosta muito de estudar a Bíblia e de aprender os significados das passagens bíblicas? Fica torcendo para que alguém te chame para ministrar a palavra de Deus em algum lugar? Ora muito a Deus pedindo que te ajude a ser um bom pregador? Se você respondeu sim a essas perguntas é porque dentro do seu coração arde essa chama que Deus colocou em você para ser um pregador da Palavra.

 2º- Segredo – Vida com Deus em ordem: Aquele que deseja ser um pregador deve saber que terá muita responsabilidade sobre si. Isso porque o pregador tem muito maior conhecimento sobre as verdades de Deus e, por isso, tem muito mais responsabilidade de ser um praticante delas, viver a palavra. O pregador não é alguém que apenas comunica a mensagem de Deus, antes, ele deve vive ele. Por isso, para ser um grande pregador é essencial que a vida do pregador esteja bem com Deus.

É preciso ter comunhão constante com Deus: tem que viver em proximidade com Deus, ele é a fonte de onde o pregador tira, as suas mensagens. Um pregador sem uma vida cheia do Espírito Santo, fatalmente pregará mensagens vazias e ficará envergonhado. Por isso, vale alertar que é necessário ter disciplinas espirituais de oração, meditação na palavra, jejum, comunhão, serviço, etc., pois isso precisa fazer parte da vida do pregador.

 3º- Segredo – Estudar a Bíblia todos os dias: A fonte das mensagens do pregador é Deus. E Deus deixou a Sua Palavra como a base do trabalho do pregador. Por isso, para ser um bom pregador é preciso muita, mas muita da Bíblia. A vida de um bom pregador deve conter o estudo sistemático da Bíblia, ou seja, o estudo da Palavra deve fazer parte da rotina do dia a dia dele, mesmo que não tenha uma mensagem para preparar naquele momento.

O estudo da Bíblia prepara o coração do pregador para viver na presença de Deus: Como também para entregar a mensagem de Deus com unção e poder quando for solicitado pelo Senhor. Daí a importância de estar sempre preparado.

 4º- Segredo – Pedir a Deus oportunidades: Um bom pregador não é alguém passivo, ou seja, que fica à espera de oportunidades para expor a palavra de Deus. O bom pregador é ativo, buscando sempre em oração a Deus oportunidades para ministrar a palavra da salvação, e sempre se colocando à disposição de seus líderes e da sua igreja para ser usado sempre que surgir oportunidades.

Sabendo disso o bom pregador está sempre estudando a Bíblia e na direção de Deus: sempre buscando a direção de Deus, anotando o que Deus fala com Ele para estar preparado para entregar uma pregação cheia das verdades da Palavra aonde Deus o enviar.

 5º- Segredo – Preparar-se com bons recursos: Um bom pregador não pode achar que já nasceu pronto. Deus nos dá o Espírito Santo, mas também deseja que avancemos como cooperadores (1 Coríntios 3:9). Isso implica em fazermos a nossa parte. Sim, o bom pregador precisa estudar, precisa se preparar. Quando eu comecei a sentir o desejo de pregar a Palavra era muito, mas muito tímido.

Só de falarem meu nome ficava todo vermelho. Cheguei a questionar o meu chamado diante de Deus. Como alguém tão tímido poderia pregar a Palavra? Foi aí que Deus me fez entender que eu estava sendo lapidado. Deus colocou em meu caminho um pastor que me deu um curso de homilética (A arte de pregar) e também me ensinou muito sobre oratória.

Com os vários treinos que fizemos a minha confiança foi aumentando e também o meu conhecimento. Foi aí que Deus foi me usando cada vez mais. É por isso que hoje indico a todos os que desejam seres bons pregadores que invistam um pouco em sua preparação, faça um curso de teologia, estude o Maximo possível que você poder.

 Conclusão: Para ser um bom pregador é preciso muito mais do que vontade. É preciso entender o chamado de Deus e fazer a sua parte. Nada vai cair do céu. As dificuldades irão aparecer, mas você vencerá cada uma delas e entregara mensagem de Deus às pessoas para a salvação.

Investir em seu preparo isto é imprescindível. Tempo com Deus, leitura e estudo da Bíblia, muita oração e consagração, além de fazer a sua parte e estudar com bons cursos de pregação é algo muito importante!

 Que Deus te use muito bem para honra e glória de Deus!

 

Pastor Carlos Celestino dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário